Missão: Estônia

 

O balanço da delegação virtual feita pela Mobilização por Caxias (Mobi Caxias) à Estônia, foi a experiência de desburocratização e digitalização de suas cidades, como Tartu.

Os participantes caxienses conversaram com o prefeito da cidade, Urmas Klaas. Também ouviram representantes de quatro entidades, por meio da intermediação feita pelo Estônia Hub.

Foram cinco encontros ao vivo com lideranças estonianas e tradução simultânea para mostrar o que este pequeno país báltico no Norte da Europa, com 1,3 milhão de habitantes e 45 mil quilômetros quadrados de extensão, menor do que Santa Catarina, é capaz de fazer. De ex-república soviética, a Estônia tem hoje 99% dos serviços públicos no formato digital. 

O melhor caminho para desburocratização é a digitalização e, assim, melhor servir o cidadão. O governo digital no pós-covid deixa de ser tendência e passa a ser realidade necessária. 

Participaram de Caxias integrantes dos poderes executivo e legislativo, universidade, classe empresarial e demais atores que buscam influenciar nas decisões para a construção do futuro da cidade. Ao todo, foram 120 participantes da cidade. Entre os pontos que chamaram atenção dos "viajantes virtuais" foram a integração digital, empresas abertas em 30 minutos, transparência e planejamento como ponto forte.

 



Vídeos Relacionados:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR