Histórico do MobiCaxias

 

O que é o MobiCaxias?

A Mobilização por Caxias do Sul – MobiCaxias, tem como seus princípios e conceitos de formatação, os mesmos definidos nas literaturas de Inovação e Ecossistemas Inovadores do pais, tendo como base a Tríplice Hélice e atualmente Quadri Hélice, formado por lideranças representativas do Poder Público (Executivo e Legislativo), Iniciativa Privada (Entidades Empresariais), Academia (Universidades e Faculdades) e a Sociedade Civil Organizada, também representada por: sindicatos, associações e outras instituições e organizações de caráter comunitário, cultural e social, além de pessoas físicas unidas e comprometidas em prol de uma Caxias do futuro.

O MobiCaxias está comprometido em realizar projetos factíveis e importantes para o futuro da nossa cidade, respeitando a sua cultura e planejando a Caxias do Sul para o ano de 2040.

 

HISTÓRICO: 

O movimento iniciou em 2014, na época com a participação de trinta e três entidades, tendo como objetivo identificar e elencar um conjunto de ações que poderiam ampliar o desenvolvimento econômico-social de Caxias do Sul.

Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul, com PIB superior a R$22BI, população de 504.069 habitantes (IBGE 2018), área de 1.644 Km², localizada  a 127 km da capital do estado e é a Capital Metropolitana da Serra Gaúcha (Lei Complementar nº 14.293 de agosto de 2013) cujo aglomerado urbano se aproxima de 900.000 habitantes.

Sua economia é composta por mais de 64.000 CNPJ cadastrados (PMCS), com mais de 1.670 indústrias, onde se destaca o caráter de segundo maior polo metalmecânico do país e segundo de plásticos e seus derivados do Estado, com 643 empresas que o processam.

O agronegócio não se restringe ao orgulho de sermos a terra da uva e do vinho, mas somos também o maior produtor gaúcho de hortifrutigranjeiros, abastecendo cerca de 2/3 do consumo do Ceasa da Capital (Porto Alegre), assim como na produção de Micro Cervejarias Artesanais.

O MobiCaxias 2040 visa o planejamento da cidade para as próximas décadas, com foco inicial na infraestrutura, no turismo e na atração de investimentos, abrangendo, também as áreas de saúde, educação, planejamento urbano, gestão pública e segurança.

 

Vem para o MobiCaxias, você também!

Quanto mais apaixonados pela cidade, mais cabeças pensantes unindo-se para uma Caxias melhor.

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR