04/08/2022

VISÃO DA ECONOMIA CONTEMPORÂNEA E PREMISSAS OBSERVADAS PELA NOSSA MOBILIZAÇÃO

A matéria intitulada "Os dois tempos da política industrial - para 2023 e depois", publicada na revista CartaCapital fala sobre um grande desafio que a política industrial futura terá que superar: O desdobramento da indústria em dois tempos. Um tempo para recobrar de forma veloz as condições de produção deterioradas nos últimos anos e outro para "conceber, negociar e implementar a substância de uma política que reverta a já longa tendência de desindustrialização e especialização regressiva do aparelho produtivo nacional"

O primeiro tempo deverá iniciar processos não apenas de retomada, mas de transformação para recuperar as condições saudáveis de funcionamento da indústria. Já o outro tempo seguirá 5 critérios orientadores: O enfrentamento dos grandes desafios brasileiros, o tema ambiental e da sustentabilidade, a integração do território e da sociedade, construir espaços de autonomia crescentes e criar oportunidades para homens e mulheres de todas as origens e condições sociais.

Este material dialoga muito com nossa Mobilização, principalmente o terceiro critério (integração do território e da sociedade), pois ele: "... está baseado na noção de que a integração do território e da sociedade são processos permanentes e não podem ser objeto apenas de automatismos das forças econômicas privadas".

Veja a matéria completa em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/observatorio-da-economia-contemporanea/os-dois-tempos-da-politica-industrial-para-2023-e-depois/

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR