No dia 10 de outubro de 2024, o MobiCaxias realizou o evento Trade Mission Moscow-Brazil no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Caxias do Sul, com foco em compartilhar os resultados da recente missão internacional à Rússia. A iniciativa faz parte dos esforços do MobiCaxias para promover uma Caxias do Sul mais inovadora e conectada globalmente até 2040, e assim atender o planejamento em construção pelos voluntários da mobilização.
O evento começou às 08h00 com a recepção dos convidados, seguida da exibição de um vídeo institucional sobre Caxias do Sul, apresentando os dados e informações inseridos no "Perfil Socieconômico 2024". Rogério Rodrigues e Rodrigo Postiglione, Diretor Executivo e Presidente do MobiCaxias respectivamente, deram as boas-vindas a todos, destacando a importância de atrair e reter investimentos para a cidade que queremos. Sem a formalidade de nominar as autoridades presentes, Rodrigo saudou representantes das entidades empresariais, das academias, das associações, do poder executivo e legislativo, além de profissionais da imprensa e voluntários presentes.
Na abertura, foi enfatizada a trajetória do MobiCaxias, que desde 2015 vem conduzindo projetos em prol do desenvolvimento local. O evento marcou mais um passo importante na busca pela cidade do futuro, com a apresentação dos resultados prévios da missão à Rússia e a conexão com as outras missões já realizadas, sempre com o propósito de agregar valor e gerar negócios.
A Missão Técnica, com participação do MobiCaxias, XPlay Digital, Hospital Geral e UCS na Rússia, viajou a Moscou para participar do Fórum Internacional Cloud City, realizado pelo BRICS (grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O encontro fomentou a aproximação de empresas russas com empresas brasileiras, criando oportunidades para ambos os países.
O encontro foi idealizado pela Moscow Export Center. Tudo foi idealizado pela host Margarita Iskandarova, representando o Moscow Export Center.
Acordos de cooperação foram assinados entre entidades brasileiras e russas de ensino, pesquisa e tecnologia.
“Além da hospitalidade do povo russo, conciliamos dezenas de oportunidades que serão compartilhadas em ambos os países. Moscou é uma cidade muito empreendedora". - Destacou Cristian Rizzardi - Head Manager da XPlay Digital, que representou o CEO Fabiano André Vergani na delegação.
"A cidade de Moscou e a nação russa nos receberam de braços abertos. A mobilidade urbana é exemplar, e isso trará uma oportunidade de cooperação ímpar entre nossos países". - Destacou Rogério Rodrigues, que representou o Mobi Caxias junto à delegação brasileira.
Palestras e Destaques da Missão
A primeira palestra, conduzida por Fabiano Vergani, coordenador da Câmara de Atração e Retenção de Investimentos do MobiCaxias (CATRINA), destacou a visão empresarial da missão. Em seguida, Cristian Rizzardi, Head Manager da XPlay Digital e participante da delegação brasileira, compartilhou suas impressões sobre a experiência em Moscou, elogiando a hospitalidade russa e as oportunidades de negócios identificadas.
Cooperação Acadêmica
Às 09h00, Fabio Verruck, coordenador de novos negócios da UCSInova, apresentou a perspectiva acadêmica da missão, ressaltando a importância do acordo de cooperação firmado entre a UCS e a Russian Foreign Trade Academy. O representante da UCS, Felipe Carmona Cantera, destacou o papel das startups e o potencial da parceria para impulsionar a inovação tanto no Brasil quanto na Rússia.
Participação no Fórum BRICS
Rogério Rodrigues, concluiu as palestras com uma visão institucional, relatando a participação do MobiCaxias no Fórum Internacional do BRICS em Moscou. Ele destacou a relevância das discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e o papel das cidades verdes no desenvolvimento global.
Interação com os Convidados
O evento foi marcado por uma sessão de perguntas e respostas, proporcionando uma rica troca de ideias entre os palestrantes e a audiência, onde puderam expor suas ideias para o futuro da cidade.
Com o apoio da FGV, a missão russa demonstrou como a cooperação entre Brasil e Rússia pode trazer resultados concretos para empresas e instituições de ensino. O evento reafirmou o compromisso do MobiCaxias com o projeto Caxias 2040, visando um futuro de inovação e desenvolvimento sustentável para a cidade.
Saiba mais: