Com a participação de mais de 600 profissionais e representantes de empresas com atuação nacional e internacional, o Simecs Transforma, realizado nesta terça-feira (13), se consolidou como um evento essencial para o setor industrial de Caxias do Sul. Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias (Simecs), o evento, que teve sua edição anual adiada devido às chuvas no Rio Grande do Sul em maio, abordou temas como agronegócio, saúde mental, tecnologia e inovação.
O supervisor de recursos humanos da Agrale, Sandro Angeli, destacou a importância do evento para a atualização profissional e empresarial. “É um evento ímpar, que traz muita novidade, principalmente para quem trabalha na área metalmecânica. Todos os palestrantes vêm com novas ideias e percepções, que auxiliam o empresário a sempre estar evoluindo”, comentou.
Josiane Pan, sócia da Cntec Indústria Eletrônica, também avaliou positivamente as discussões, especialmente no contexto do agronegócio, que, segundo ela, trará novas oportunidades para a indústria eletrônica já em 2025.
A programação do Simecs Transforma incluiu painéis com a participação de renomados especialistas, como Edelweis Ritt, da Ceitec S.A., Margarete Maria Gandini, do MDIC, Paulo Moraes, da Scania Latin America, e Roseane Campos, da AGCO. Cada painelista trouxe insights valiosos sobre suas áreas de atuação, desde inovação tecnológica até sustentabilidade e o mercado agroindustrial.
Paulo Moraes, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America, enfatizou a importância de soluções sustentáveis e a flexibilidade dos processos industriais como pilares para o futuro da indústria. “A sustentabilidade é um aspecto amplo em tudo o que fazemos. Estamos sempre pensando na descarbonização e na empregabilidade, garantindo que a indústria nacional se fortaleça cada vez mais”, explicou.
Roseane Campos, diretora Global de Governança de Marcas da AGCO, abordou o impacto do mercado agro na cadeia produtiva, destacando as oportunidades que a comunidade da região pode explorar nesse setor em crescimento.
Encerrando o evento, o filósofo Luiz Felipe Pondé trouxe uma reflexão sobre saúde mental nas relações de trabalho, sublinhando a importância do bem-estar no ambiente corporativo.
O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, finalizou destacando a relevância do evento para o fortalecimento da indústria local. “O amanhã é hoje. Temos que atuar pelo agora. Estimular nossas empresas para que sejam mais competitivas e encontrem seu lugar no mercado”, concluiu.
Saiba Mais: