Iniciado no sábado (04/11) com a atividade denominada Arara de Trocas, realizada como parte do Aldeia Sesc, no Bairro São Vicente, e que reuniu dezenas de pessoas da comunidade, o 2º Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG). A noite desta quarta-feira (8) foi de arte e cultura em pleno coração de Caxias do Sul. A 2ª edição do Concerto de Moda da Serra Gaúcha lotou a Rua Sinimbu, entre a Dr. Montaury e Marquês do Herval. Olhos atentos e curiosos pararam seus caminhos diários para prestigiar um desfile de moda em uma das principais ruas da cidade.
Doze modelos desfilaram sete marcas de designers locais na primeira etapa do desfile, chamada Pandeiro. Participaram as marcas caxienses Fabiane Montemezzo, Rachi Vanin, Estese, Martina Cambruzi, Nuhdô e Criolada.
A segunda etapa, Atabaque, contou com 12 marcas de expressão nacional, como Rafaela Tomazzoni, Gida, UseMoni, Melissa, Dominator, Fig.Cool, Biamar, Anselmi, Rico Bracco, Montefina e Yang.
Fundadora da marca Estese, Kimberly Santini comemorou a participação na primeira etapa do desfile:
— É muito gratificante ver as minhas roupas em uma passarela. É o primeiro desfile da Estese, então eu me senti muito realizada em ver os modelos no centro da cidade, num evento tão grande como esse. Foi suado, porque a gente teve pouco tempo para isso, cerca de um mês para se organizar. E foram muitos looks novos que decidi fazer exclusivamente para o desfile. Então, realmente, foi um desafio, mas agora vendo tudo pronto no final, tudo lindo, eu me sinto muito realizada.
A realização do desfile também agradou a quem parou para conferir o movimento atípico em frente à Praça Dante Alighieri.
— Está um espetáculo, a música boa, a beleza, a arte… Hoje de tarde, quando eu passei, tinha uma movimentação e vi pela passarela que podia ser algo legal. Quando eu saí da loja, vim ver. Eu trabalho com moda. Está maravilhoso, um espetáculo e um show de beleza. Caxias merece, né? Não é só do aço que vive Caxias, vive da beleza e arte também — elogiou a vendedora Sheila Camargo.
Os desfiles foram animados por músicas e canções inspiradas nos instrumentos. Eles foram incorporados, e também estarão presentes nos desfiles de sexta e sábado, visando conferir brasilidade ao evento. Nesta quarta-feira estiveram presentes os artistas Beto Scopel, Vitor Manzke, Nina Fioreze e William Monteiro, além da participação especial da Cia. Municipal de Dança. O Zero 24 ofereceu um menu especial.
A programação prossegue na quinta-feira, às 11h, com o lançamento do projeto Feito na Serra Gaúcha, no Laboratório Magnabosco, iniciativa, com a parceria do Sebrae RS. Ainda na quinta, às 17h, no Palacete Eberle (Restaurante Aristocrata), será realizado o Desfile Flauta, com roupas sob medida, luxuosas e criadas por ateliês locais: Rico Bracco, Vívian Boff, Lis Faria, Izabel Peteffi Basso e Ana Dotto.
Na sexta (10), a programação se concentrará na sede social do Clube Juvenil, com a Conferência de Moda. Entre 8h30 e 19h30 ocorrerão cinco palestras com renomados especialistas do setor (abaixo a programação). A participação é gratuita, mas condicionada à inscrição em função da capacidade do local.
O Clube Juvenil, no sábado (11), das 12h às 18h, será local de duas feiras. O Bazar Juntim é o resultado da curadoria de marcas de moda feita por uma das principais feiras de Caxias do Sul, expondo produtos para venda. As marcas que desfilarem também irão expor seus produtos. Pela primeira vez fora de Bento Gonçalves, a OpenCloset é uma feira em que influenciadoras e produtoras de conteúdo se unem para fazer um grande desapego de suas roupas. A atividade, que enfatiza a sustentabilidade na moda, oferecerá uma seleção única de peças de segunda mão.
A partir das 18h, no mesmo local, o Desfile Cuíca, com as marcas Ratazone, Garimpo Gold, Garimpo de Ap, Eco Street Brechó, Juju’s Brechó e Maria Pagu, encerrará a programação. Como uma celebração da sustentabilidade na moda, brechós exibirão uma seleção única de roupas de segunda mão. “A escolha destes locais quer possibilitar que a comunidade se aproprie da proposta do evento, num processo de conexão com o cotidiano. Moda é consumo, cultura, comportamento e transformação social”, destaca o idealizador e realizador do projeto, Raul Cardoso.
Ele acrescenta que o objetivo dos desfiles integrativos com marcas locais de diferentes alcances comerciais é promover a integração de consumidores finais com o universo da moda, aproximando-os das raízes e identidade regionais. “Temos como grande objetivo gerar acesso a experiências de moda e democratizar a participação de toda a população, com atividades gratuitas”, reforça.
Ainda no dia 11 será concluído o curso denominado “O poder de criar imagens”, iniciado em 23 de outubro, no espaço Nelson Studio, e conduzido por Débora Camassola. De acordo com Raul Cardoso, o projeto, realizado em parceria com o Capacita Caxias, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, visa qualificar profissionais de beleza, como cabeleireiros e maquiadores, para atuação em eventos de moda. “Temos a necessidade de consolidar mão de obra qualificada na produção de desfiles de moda”, argumentou.
O Concerto de Moda da Serra Gaúcha tem a realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, e Fitemavest (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul), com direção executiva de Renata Costa. O patrocínio é do Sesc Caxias do Sul, Pettenati, Vanessa Tonietto Fotografia e Urban Class, com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, Buffet Aristocrata, Cast One Models, Cia. Municipal de Dança, FSG, Her Marketing, Lizt, Lojas Magnabosco, Nelson Studio, Paramalhas, RS Criativo, Sebrae RS, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul e Zero54.
Saiba mais:
https://www.instagram.com/reel/CzZnTXouDuM/?igshid=cGZzcTE5b3Bwcmww
https://caxias.rs.gov.br/noticias/2023/11/desfiles-de-moda-serao-atracao-na-sinimbu