27/09/2023

SECRETARIA DE TURISMO DO RS MIRA SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA PARA IMPULSIONAR O SETOR

   Criação de novos roteiros turisticos, atração de eventos nacionais e internacionais e o fortalecimento dos produtos originalmente gaúchos são estratégias da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) para potencializar o setor no Rio Grande do Suaté 2030. O assunto foi tema da reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) desta segunda-feira (25), que trouxe o secretário estadual em exercício de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Junior a Caxias do Sul.

   Falando especificamente sobre Caxias do Sul, o secretário cita potenciais que, segundo ele, unem economia e belezas naturais. Rodriguez Junior salienta que, com o passar do tempo, a indústria e os serviços estão em constante crescimento e ganharam predominância, mas nem por isso a cidade deixou de ter atrativos.

   Segundo Rodriguez, a intenção é que a Setur esteja ao lado destes investidores para fomentar os negócios.

   “Caxias do Sul tem um imenso potencial turístico. E esse potencial precisa resgatar aquilo que historicamente já aconteceu aqui. É uma região rica, que tem muitas belezas naturais. Os nossos três pilares, norteadores da secretaria, encaixam perfeitamente em cima das demandas que aqui existem”, constata.

   Para a cidade, o secretário observa potencial de crescimento na atração de turistas em duas diferentes regiões: Ana Rech e Galópolis. O secretário afirmou que os dois bairros de Caxias atraíram turistas no passado, passaram por um período de baixa movimentação e agora começam a se movimentar com o auxílio da iniciativa privada - dependendo ainda de investimentos públicos para voltarem a ser polos turísticos.

   A região de Ana Rech, por exemplo, concentra investimentos privados na construção de um parque temático que remete a uma vila colonial e na revitalização do Chateau Lacave, que deve reabrir ao público até a Festa da Uva do ano que vem.

    Sobre as metas, o secretário destacou que espera finalizar até o mês de novembro o Plano Diretor do Turismo no Rio Grande do Sul. O documento será responsável pelo ordenamento, gestão e monitoramento do turismo gaúcho e pretende fortalecer a gestão descentralizada, apoiar o planejamento do turismo integrado do setor de segurança pública, aperfeiçoar o ambiente legal e normativo do setor turístico e ampliar e aprimorar os estudos e pesquisas em turismo, entre outras iniciativas. 

Saiba mais: 

GZH

Rádio Caxias

Leouve

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR