O Projeto Especial Agenda Eleições 2022” Mobilização Regional” avança mais uma etapa; em meio a semana que ocorre o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a cidade recebeu lideranças políticas nesta segunda-feira (5) para falar de uma demanda histórica: a implantação de um terminal rodoferroviário no município. A reunião para discutir o projeto logístico ocorreu na sede da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria. No momento, o maior empecilho para tirar o projeto do papel é o trecho ferroviário estar concedido à Rumo Logística. A empresa detém a concessão até 2027 e não há previsão contratual para implantação de um terminal.
Por isso, o diretor de Outorgas de Ferrovias do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto, aguarda até abril para receber um plano de desenvolvimento da malha ferroviária de todo o tronco sul (entre São Paulo e Rio Grande do Sul) da Rumo, para o governo federal poder analisar e entender a melhor alternativa para destravar o terminal. Atualmente, a concessionária detém a concessão de 3,15 mil km de ferrovias, sendo que cerca de 1,6 mil km estão desativados. Conforme o vice-prefeito de Vacaria, Marcelo Dondé (PP), a empresa também irá entregar um detalhamento de toda a malha ferroviária gaúcha para o governo do Estado.
A participação do governo do Estado nos debates e decisões sobre o futuro da malha ferroviária gaúcha — atualmente concedida à Rumo Logística — foi o destaque da fala do vice-governador Gabriel Souza durante reunião sobre a implantação de um terminal rodoferroviário privado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.
O vice-governador pontuou a importância do setor logístico como propulsor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e as iniciativas da gestão estadual para apoiar o seu crescimento. “Estamos acompanhando o assunto, criamos um Departamento de Ferrovias, ligado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), para tratar das demandas da área. Queremos soluções para modernizar a malha ferroviária gaúcha, sendo um importante modal para o escoamento da produção”, explicou.
O projeto do terminal rodoferroviário privado apresentado na reunião planeja integrar Vacaria ao corredor ferroviário que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A iniciativa envolve municípios da região e entidades que representam o setor produtivo. A proposta visa viabilizar a estrutura por meio de parceria com a iniciativa privada, enquanto o governo federal será o responsável pela construção de um ramal de parada de composição.
Também estiveram presentes na reunião os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodríguez Júnior. Participaram, ainda, o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados estaduais Guilherme Pasin e Carlos Búrigo e os deputados federais Denise Pessôa e Covatti Filho, além de prefeitos, lideranças regionais e representantes de entidades de classe.
Antes do encontro, o vice-governador prestigiou o 35º Rodeio Internacional de Vacaria, que voltou a ser realizado quatro anos após sua última edição. Conhecido como “A Copa do Mundo dos Rodeios”, o evento começou no sábado (3/2) no Parque Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria, e segue até 11 de fevereiro.
No local, Gabriel esteve na Casa do Turista, tradicional ponto do município, e almoçou com autoridades locais e regionais, além de visitar estandes ao lado dos secretários de Estado.
Esta edição espera atrair mais de 500 mil pessoas do Brasil e dos países vizinhos. Em 2020, a organização estimou em 322 mil o número de participantes; no ano de 2022, o evento não ocorreu em função da pandemia de covid-19. A programação conta com provas campeiras, concursos artísticos, shows e bailes.
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