08/04/2025

REUNIÃO DISCUTE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESAFIOS AMBIENTAIS EM CAXIAS DO SUL

E É SÓ NOTÍCIA BOA! Uma importante reunião para debater o planejamento territorial de Caxias do Sul, rumo à cidade que queremos no futuro, foi realizada no dia 07/04, reunindo lideranças e especialistas para discutir temas como a Lei das Águas, Lei dos Solos, a gestão do solo urbano e a integração entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental. Estiveram presentes o presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, o presidente da SAMAE, João Uez, o vereador Eloi Frizzo, os voluntários do MobiCaxias Valdemor A. Trentin e Paulo Dahmer, o ex-vereador Adir Rech e o diretor executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues.

Abrindo o encontro, Adir Rech fez uma explanação sobre o conceito da Lei das Águas, reforçando a importância de tratar cientificamente as bacias de captação, especialmente frente ao avanço da impermeabilização urbana. Segundo ele, compreender os impactos das alterações no solo é fundamental para evitar problemas com enchentes e garantir o abastecimento sustentável da população. Rech também defendeu a revisão da legislação vigente para adaptá-la aos novos desafios ambientais e urbanos.

Na mesma linha, Frizzo destacou que o atual Plano Diretor de Caxias já define diretrizes como o traçado da Terceira Perimetral, mas que é preciso harmonizar a Lei de Parcelamento do Solo para agilizar processos e simplificar as exigências legais, sem comprometer o equilíbrio ambiental. Ele também ressaltou a necessidade de considerar desapropriações de áreas de interesse ambiental futuro, como as chamadas Áreas de Manutenção Ecológica e Interesse Social (AMEIS).

Outro ponto debatido, e proposto como sugestão, foi a possível junção entre as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, como forma de integrar ações e otimizar a gestão pública. A proposta visa evitar sobreposição de competências e permitir uma atuação mais coordenada entre o crescimento urbano e a proteção dos recursos naturais.

Valdemor Trentin sugeriu a construção de um modelo didático para explicar à população e aos gestores públicos os prós e contras das medidas propostas. Já Eloi Frizzo defendeu a recriação do serviço de vigilância ambiental como mecanismo de controle e fiscalização das ações no território municipal. Ele também propôs a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para dar continuidade às discussões e propor ações concretas. A nominata dos representantes será composta por integrantes do MobiCaxias, UAB, UCS, CONSEPLAN, SINDUSCON e outras entidades convidadas.

A reunião marcou mais um passo na busca por soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano de Caxias do Sul, envolvendo diferentes setores da sociedade civil organizada e o poder público em um diálogo técnico e estratégico para manter o Plano Diretor alinhado com a cidade que queremos no futuro: a Caxias 2040.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR