O seminário "Eleições 2022; Diálogos Eleitorais" foi realizado nesta segunda, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e elucidou os principais tópicos eleitorais legislativos que causam impacto na rádio e na televisão. Para isso, especialistas em Justiça Eleitoral conduziram pautas como a segurança da urna eletrônica e o combate a fake news.
- Os seminários promovidos pela entidade objetivam levar as informações corretas para os radiodifusores e profissionais de microfone com relação ao cumprimento da legislação eleitoral. - ressaltou o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão.
O desembargador Francisco Moesch, presidente do TRE-RS, apresentou pontos importantes da legislação eleitoral que afetam essas mídias. O encontro foi destinado aos profissionais de imprensa e associados da entidade, bem como demais interessados.
- A imprensa é um pilar da democracia. Lembrando que temos espaços para todas as representações, seja de direita, esquerda ou centro, isso faz parte da democracia, e a decisão do povo é soberana. A implantação da urna eletrônica ocorreu para acabar com as fraudes, e após 26 anos de utilização, não temos nenhuma comprovação de adulteração, sendo que, este processo foram eleitos políticos e representações de todos os segmentos. - afirmou Moesch.