02/12/2022

REPRESENTANTES DO MOBICAXIAS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO AMPLIADA DOS FÓRUNS, REALIZADA NA EFASERRA

No dia 29 de novembro, a secretária executiva nacional do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov, foi recepcionada na EFASERRA (Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha. Durante sua visita foi realizada uma reunião ampliada com entidades e empresas que integram a aprendizagem profissional no Estado. São elas: Fórum de Aprendizagem Profissional da SERRA Gaúcha (FAPSG), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do RS (FEPETI/RS) e Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP).

A instituição de ensino, localizada na Terceira Légua, em Caxias do Sul, aproveitou a visita da secretária para mostrar o Programa Aprendiz Rural, um programa de aprendizagem envolvendo jovens do campo.

– Para nós da EFASERRA é muito significativo mostrar a representantes nacionais o trabalho que executamos para que a juventude se qualifique e possa permanecer atuando na agricultura e na pecuária com qualidade de vida. – Avalia o diretor da EFASERRA, Israel Matté.

Segundo a coordenadora administrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi, o programa Aprendiz Rural tem sido transformador para os estudantes da instituição de ensino.

– O Jovem Aprendiz impacta positivamente no cotidiano escolar e na vida de nossos jovens, filhos e filhas de agricultores. Senso crítico, conhecimento mais profundo sobre a área em que planejam atuar, postura, convivência e solidariedade humana são alguns pilares vivenciados por nossos estudantes graças a esse importante programa de aprendizagem, o qual também evita a exploração da mão de obra infantil. – Explica.

Sonia acrescenta que a EFASERRA é uma instituição de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária com características de escola do campo e que segue a Pedagogia da Alternância. Nesse modelo, os estudantes ficam uma semana na escola e, na outra, aplicam as teorias e técnicas aprendidas em suas propriedades rurais.

O encontro foi mediado pela coordenadora da aprendizagem no Rio Grande do Sul e coordenadora estadual no Combate ao Trabalho Infantil da SRT/RS, Denise Brambilla.

– A visita da secretária executiva nacional do FNPETI está inserida no projeto de mostrar modelos de como podemos, também, qualificar o jovem do campo, garantindo a ele conhecimento para minimizar o trabalho penoso e com rentabilidade. – Observa

Para Katerina Volcov, instituições como a EFASERRA ensinam centenas de jovens aprendizes rurais, filhos de agricultores, a valorizar a terra e percebem que podem torná-la mais produtiva e mais sustentável.

– A aprendizagem rural é uma das estratégias para erradicar o trabalho infantil no campo. – Complementa.

Na ocasião estiveram presentes representantes do MobiCaxias, como a Vice-presidente, Maristela Chiappin, e Diretor Executivo, Rogério Rodrigues, bem como Maxwell Abreu, representando a Câmara Temática de Educação.

Fonte: Sabe Caxias

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR