02/09/2022

RÁDIO CAXIAS: CQ7 RECEBE MARISTELA CHIAPPIN, CLARA SALGADO E MAXWEL ABREU PARA FALAR SOBRE A CÂMARA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO

Nesta quinta-feira, 01/09/22, os representantes do MobiCaxias: Maristela Chiappin, Clara Salgado e Maxwel Abreu, estiveram no Programa CQ7, apresentado por Carlos Quadros. Os representantes conversaram e debateram sobre a seriedade da Câmara Temática de Educação para Caxias do Sul.

Iniciaram a entrevista agradeceram a oportunidade de poderem transmitir para a sociedade os trabalhos realizados e suas respectivas importâncias.

Num segundo momento, Clara Salgado comenta sobre o Programa Cidade Empreendedora, assinado recentemente em Caxias do Sul. De acordo com ela, o programa é um grande marco para a cidade, pois tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. Um destes eixos estratégicos é a Educação Empreendedora, cujo o foco é desenvolver habilidades comportamentais para que os jovens possam ser protagonistas de seus futuros. Alguns exemplos de valores trabalhados no programa são: Trabalho em equipe, criatividade e liderança.

Chiappin complementou, ressaltando a necessidade de se preparar os estudantes para serem líderes proativos. Para ela, a Educação deve ser uma forma de capacitar os alunos, para que esses, possam atuar de forma eficiente em uma sociedade onde a tecnologia é uma grande influenciadora. É importante que os jovens sejam “instrumentalizados”, bem como todos aqueles envolvidos com a Educação, sejam professores ou gestores.

Abreu, por sua vez, enfatizou que o papel da Câmara Temática de Educação é conectar o empresariado, que estão contratando, com os estudantes, que precisam ser contratados. Segundo ele, a Câmara: “Identifica o problema e ao invés de apenas debater sobre a problemática, desenvolve ações que podem ser implementadas neste momento”.

Os entrevistados também ressaltaram a importância de os estudantes aprenderem a trabalhar em equipe e desenvolverem uma boa comunicação. Estes conhecimentos só serão devidamente absorvidos através da experiência – “A experiência faz com que o aprender possa ser agradável e prazeroso” – diz Maristela.
 

Para Maxwel, a Educação é horizontal, ela perpassa os ensinamentos e valores atribuídos aos jovens por suas famílias, e vai até os conhecimentos teóricos e práticos transferidos pela escola. A Câmara de Educação desempenha um papel importante nesse caminho horizontal, pois, através dela, é criado um “Ecossistema Colaborativo”, onde pais e educadores, juntamente com diversas entidades, podem pavimentar a estrada que será trilhada pelos alunos.

Além disso, Carla põe em evidência a importância de os estudantes terem contato com a inovação desde cedo, para que, no futuro, possam se tornar profissionais qualificados.

Finalizaram a entrevista falando sobre associativismo (quando existe colaboração entre empresas que têm interesses em comum) e como é importante que as empresas e entidades andem juntas em busca de uma Educação cada vez melhor.
 

Concluiram, salientando o quão importante são os professores, profissionais que compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da educação na sociedade de forma significativa.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR