27/10/2020

PROJETO SÃO PELEGRINO APRESENTA IDEIAS E PROPODTSD DOBRE CENTRALIDADES URBANAS.

 

Com o objetivo de aproveitar o pleito político para ampliar o debate sobre as potenciais centralidades urbanas de Caxias do Sul, o Projeto São Pelegrino realiza um evento exclusivo, no próximo dia 27 de outubro, com a presença dos candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul e convidados. Seguindo todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Decreto Municipal 55537 de 09/10/2020, por causa da COVID-19, o encontro Centralidades em Pauta acontece no Teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), com acesso restrito, e terá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da BitcomTv.

Com início às 18h30min, os coordenadores vão apresentar as etapas do Projeto, com a exposição das ações que já estão em andamento. A expectativa é que o evento seja uma oportunidade para o compartilhamento de ideias e o apontamento de soluções em relação a Caxias, que neste primeiro momento, estão direcionadas especificamente à região de São Pelegrino.

 “O Projeto São Pelegrino traz uma proposta inovadora para melhorar a infraestrutura urbana a partir de parceria com o setor privado. Está sendo conduzido de forma colaborativa e tem uma construção com base nas pessoas, no legado e na cultura local. Queremos   aproveitar o pleito político para ampliarmos o debate sobre como o conceito de centralidades urbanas pode orientar o desenvolvimento territorial, cujo primeiro caso é a região de São Pelegrino”, destaca Giovana Ulian, que faz parte da coordenação geral e que é responsável pelo eixo de Urbanismo.

O principal objetivo do encontro é explicar sobre centralidades urbanas e expor as primeiras propostas do Projeto, para buscar o apoio dos candidatos à Prefeitura, visando à continuidade ao que está sendo projetado. “Queremos expor a estratégia do nosso grupo multidisciplinar para qualificar a cidade naquela região, gerar mais negócios no território e atingir o máximo de melhorias urbanas e a qualidade de vida que as pessoas merecem. É relevante que o futuro prefeito tome conhecimento e apoie esse processo, pois apesar de ser uma iniciativa independente e apartidária, as ações terão que tramitar dentro da Prefeitura e também da Câmara de Vereadores”, reforça Giovana, explicando que com base neste caso de São Pelegrino, outras centralidades podem ser ativadas.

Com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube BitcomTV, a comunidade poderá enviar perguntas aos coordenadores do Projeto. Após a apresentação, cada candidato terá três minutos de fala em relação ao Projeto. O evento é uma realização do Projeto São Pelegrino, com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), BitcomTV e Associação Mobilização por Caxias (MobiCaxias).

 

 

O que é o Projeto São Pelegrino?

A resposta objetiva para essa pergunta é: uma estratégia para contribuir para a melhoria da infraestrutura da cidade para que ela seja mais dinâmica economicamente, segura e humana. Para dar vida a esse projeto, muitas pessoas trabalham nos bastidores, em grupos técnicos que reúnem aproximadamente 60 pessoas, divididos pelos seguintes temas: Humanidades, Mobilidade, Arquitetura, Urbanismo, Marca Território, Patrimônio, Jurídico, Economia e Saúde. A iniciativa tem como objetivo fazer as discussões necessárias para a construção de parceria entre os poderes Público e o Privado, para tornar a região de São Pelegrino um ótimo lugar para moradia, negócios e lazer, com autonomia, de modo a funcionar como uma mini cidade dentro da cidade.

Na coordenação geral, a equipe de trabalho é coordenada por Giovana Ulian, Matias RevelloVazquez, Fabio Scopel Vanin e Taísa Festugato. O Projeto São Pelegrino é elaborado e implementado dentro do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (IDEMER), entidade privada sem fins lucrativos, que é constituído como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

 

Por que São Pelegrino?

No final de 2018, dentro do Movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias), foram identificadas possibilidades de centralidades urbanas no município. A equipe técnica de Urbanismo, parte integrante da Câmara Temática de Atração e Retenção de Investimentos do MobiCaxias, fez esse levantamento, momento em que a ideia principal era pensar na Caxias do Sul de 2040. Entre às regiões que foram consideradas centralidades urbanas em potencial está à área que contempla São Pelegrino. Ela é a primeira região a receber um plano de transformação e requalificação. A região de São Pelegrino foi considerada a mais madura para ser trabalhada por primeiro. Desde o princípio o IDEMER conduziu o projeto. Em 2019, o grupo Vivacidade colaborou com a fase de Ativação e Ideação, momento em que a iniciativa se denominava VIVA São Pelegrino.

Atualmente, o Projeto está em sua segunda etapa que é de projeto e está sendo chamada de Projeto São Pelegrino. A marca final deverá ser construída com o andar da segunda fase, pois ainda requer elementos para que o conceito de placebranding possa ser implementado, ou seja, terá uma “marca lugar”, uma identidade que representa a soma dos elementos existentes e da vocação territorial que será definida ao longo do projeto.

 

Programe-se para assistir ao evento

O quê: Centralidades em Pauta

Quando: dia 27 de outubro, terça-feira

Horário: às 18h30min

Onde (acesso restrito a convidados): Teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Transmissão (para toda comunidade): ao vivo pela BitcomTV

Apoio: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), MobiCaxias e BitcomTV

 

 

CRÉDITOS: Adri Silva Comunicação

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR