Â
Com o objetivo de aproveitar o pleito político para ampliar o debate sobre as potenciais centralidades urbanas de Caxias do Sul, o Projeto São Pelegrino realiza um evento exclusivo, no próximo dia 27 de outubro, com a presença dos candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul e convidados. Seguindo todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Decreto Municipal 55537 de 09/10/2020, por causa da COVID-19, o encontro Centralidades em Pauta acontece no Teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), com acesso restrito, e terá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da BitcomTv.
Com início às 18h30min, os coordenadores vão apresentar as etapas do Projeto, com a exposição das ações que já estão em andamento. A expectativa é que o evento seja uma oportunidade para o compartilhamento de ideias e o apontamento de soluções em relação a Caxias, que neste primeiro momento, estão direcionadas especificamente à região de São Pelegrino.
 “O Projeto São Pelegrino traz uma proposta inovadora para melhorar a infraestrutura urbana a partir de parceria com o setor privado. Está sendo conduzido de forma colaborativa e tem uma construção com base nas pessoas, no legado e na cultura local. Queremos  aproveitar o pleito político para ampliarmos o debate sobre como o conceito de centralidades urbanas pode orientar o desenvolvimento territorial, cujo primeiro caso é a região de São Pelegrino”, destaca Giovana Ulian, que faz parte da coordenação geral e que é responsável pelo eixo de Urbanismo.
O principal objetivo do encontro é explicar sobre centralidades urbanas e expor as primeiras propostas do Projeto, para buscar o apoio dos candidatos à Prefeitura, visando à continuidade ao que está sendo projetado. “Queremos expor a estratégia do nosso grupo multidisciplinar para qualificar a cidade naquela região, gerar mais negócios no território e atingir o máximo de melhorias urbanas e a qualidade de vida que as pessoas merecem. É relevante que o futuro prefeito tome conhecimento e apoie esse processo, pois apesar de ser uma iniciativa independente e apartidária, as ações terão que tramitar dentro da Prefeitura e também da Câmara de Vereadores”, reforça Giovana, explicando que com base neste caso de São Pelegrino, outras centralidades podem ser ativadas.
Com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube BitcomTV, a comunidade poderá enviar perguntas aos coordenadores do Projeto. Após a apresentação, cada candidato terá três minutos de fala em relação ao Projeto. O evento é uma realização do Projeto São Pelegrino, com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), BitcomTV e Associação Mobilização por Caxias (MobiCaxias).
Â
Â
O que é o Projeto São Pelegrino?
A resposta objetiva para essa pergunta é: uma estratégia para contribuir para a melhoria da infraestrutura da cidade para que ela seja mais dinâmica economicamente, segura e humana. Para dar vida a esse projeto, muitas pessoas trabalham nos bastidores, em grupos técnicos que reúnem aproximadamente 60 pessoas, divididos pelos seguintes temas: Humanidades, Mobilidade, Arquitetura, Urbanismo, Marca Território, Patrimônio, Jurídico, Economia e Saúde. A iniciativa tem como objetivo fazer as discussões necessárias para a construção de parceria entre os poderes Público e o Privado, para tornar a região de São Pelegrino um ótimo lugar para moradia, negócios e lazer, com autonomia, de modo a funcionar como uma mini cidade dentro da cidade.
Na coordenação geral, a equipe de trabalho é coordenada por Giovana Ulian, Matias RevelloVazquez, Fabio Scopel Vanin e Taísa Festugato. O Projeto São Pelegrino é elaborado e implementado dentro do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (IDEMER), entidade privada sem fins lucrativos, que é constituído como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Â
Por que São Pelegrino?
No final de 2018, dentro do Movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias), foram identificadas possibilidades de centralidades urbanas no município. A equipe técnica de Urbanismo, parte integrante da Câmara Temática de Atração e Retenção de Investimentos do MobiCaxias, fez esse levantamento, momento em que a ideia principal era pensar na Caxias do Sul de 2040. Entre às regiões que foram consideradas centralidades urbanas em potencial está à área que contempla São Pelegrino. Ela é a primeira região a receber um plano de transformação e requalificação. A região de São Pelegrino foi considerada a mais madura para ser trabalhada por primeiro. Desde o princípio o IDEMER conduziu o projeto. Em 2019, o grupo Vivacidade colaborou com a fase de Ativação e Ideação, momento em que a iniciativa se denominava VIVA São Pelegrino.
Atualmente, o Projeto está em sua segunda etapa que é de projeto e está sendo chamada de Projeto São Pelegrino. A marca final deverá ser construída com o andar da segunda fase, pois ainda requer elementos para que o conceito de placebranding possa ser implementado, ou seja, terá uma “marca lugar”, uma identidade que representa a soma dos elementos existentes e da vocação territorial que será definida ao longo do projeto.
Â
Programe-se para assistir ao evento
O quê: Centralidades em Pauta
Quando: dia 27 de outubro, terça-feira
Horário: às 18h30min
Onde (acesso restrito a convidados): Teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Transmissão (para toda comunidade): ao vivo pela BitcomTV
Apoio: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), MobiCaxias e BitcomTV
Â
Â
CRÉDITOS: Adri Silva Comunicação
Â