08/07/2024

PROJETO PREVÊ INTEGRAÇÃO DE CAFÉ AO MEMORIAL ATELIER ZAMBELLI EM CAXIAS DO SUL

A Prefeitura de Caxias do Sul e a empresa Festa da Uva S.A. apresentaram um projeto para a instalação de um café no Memorial Atelier Zambelli, localizado no subsolo do Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva.

A Prefeitura de Caxias do Sul e a empresa Festa da Uva S.A. anunciaram, na sexta-feira (5), um projeto que prevê a instalação de um café junto ao Memorial Atelier Zambelli. O espaço, inaugurado em 2004, está localizado no subsolo do Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva, e atualmente recebe visitantes apenas por agendamento.

 

O projeto está em fase inicial e ainda não há uma previsão de inauguração. A próxima etapa consiste em um chamamento público para selecionar a empresa que assumirá o serviço. Segundo o projeto, o café ocupará o espaço das obras de arte sacra, que serão parcialmente transferidas para a capela no andar superior.

 

O objetivo do projeto é aumentar o fluxo de visitantes no parque, garantir a sustentabilidade financeira do memorial e fomentar interações culturais entre moradores e turistas. O secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, destacou que a iniciativa valorizará o acervo do memorial, trazendo mais vida ao local.

 

O Memorial Atelier Zambelli foi inaugurado em dezembro de 2004, fechado para reforma em agosto de 2017 e reaberto em 2019. O nome homenageia o escultor italiano Michelangelo Zambelli, que fundou o Atelier de Escultura Michelangelo Zambelli & Cia Ltda em 1915, em Caxias do Sul.

 

Michelangelo Zambelli, filho do imigrante Tarquínio Zambelli, nasceu na Itália em 1883 e teve uma atuação marcante na cidade e na região de colonização italiana. Após trabalhar na decoração do Teatro Colón em Buenos Aires, fundou seu atelier em Caxias do Sul, que rapidamente ganhou reconhecimento pela qualidade e requinte de suas peças. Após sua morte em 1949, a esposa, Adelina Stangherlin Zambelli, e o sócio Nilo Tomasi continuaram o negócio até os anos 2000.

 

Parte do acervo do atelier foi adquirida pela Festa da Uva entre 2002 e 2004 e transferida para o subsolo do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde está até hoje. O memorial, após uma reforma, reabriu em 2019 e atualmente recebe visitas apenas por agendamento.

Saiba Mais: 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/noticia/2024/07/projeto-preve-integrar-cafe-junto-ao-memorial-atelier-zambelli-em-caxias-do-sul-cly9784t102e90120e30urky6.html

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR