Nosso monitoramento e acompanhamento das atividades e planos de ações previstos no planejamento estratégico do Projeto Porto Meridional, segue em conformidade com as etapas previstas para este exercício e assim fomentar a infraestrutura do nosso estado e região.
Entre estas etapas descrevemos: Reuniões em Entidades, Orgãos e Instituções Governamentais, Grupos de Trabalho Projeto, Visitas Técnicas, Fóruns e Seminários correlatos com os interesses do projeto e etc...
No último mês, foi apresentado, durante uma reunião-almoço com empresários da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), o projeto do Porto Meridional, que irá ser instaurado em Arroio do Sal. O coordenador do projeto, João Acácio Gomes (presidente da DTA Engenharia) ressaltou que o projeto pode resultar em economia para as empresas gaúchas, obtendo ganhos especialmente no setor logístico. Ele afirmou ainda, que o transporte de aço do polo metal mecânico poderá ser feito por cabotagem, uma vez que o uso das rodovias deve se tornar mais caro por consequência da instabilidade do preço dos combustíveis. Além deste fator, a redução da emissão de gás carbônico seria um benefício ocasionado pela opção marítima.
Atualmente, cada caminhão transportador consegue carregar 50 toneladas de aço, sendo necessárias 300 mil viagens para o deslocamento completo do material. Sendo assim, haveria uma redução extrema no transporte, uma vez que, usando navios, cada carga suportaria 5 mil toneladas.
Nosso Coordenador do projeto pelo Mobicaxias Rubens Bisi, diretor da área de transporte da AARS, declarou que o projeto tem um custo de produção baixo em relação a outros portos.
- O custo do frete e de operação é o que nos leva a incentivar este porto no Litoral Norte. - declarou Bisi, acrescentando que o empreendimento deve fechar menos que outros portos durante o ano.
A estrutura do Porto de Arroio do Sal terá seis terminais e 10 berços para navios. Sua execução irá gerar, em média, 8 mil empregos diretos e indiretos, além de fomentar o turismo e a geração de novos negócios no moderno conceito de "porto-indústria".
A proposta original previa o Porto Meridional em uma distância de 2,8km da costa. Contudo, a DTA Engenharia concluiu que é possível a implementação próxima ao litoral, assemelhando-se aos portos de Barra do Riacho (ES) e Suape (PE).
- Há muitos portos onshore ("na costa") no mundo e no Brasil, mas vou me limitar a apenas um: o Porto do Zeebrugge, na Bélgica, que é o maior hub portuário de carros novos do mundo, e é importante e estratégico na operação de grandes navios de contêineres. - constatou João Acácio.
Dentre um conjunto de ações e atividades relacionadas a condução eficiente do projeto destacamos o ciclo de reuniões eficientes com (Entidades,Instituições,Orgãos Governamentais) e visitas técnicas em endamento, segue registros e informações relacionadas a estas etapas, avante Porto Meridional ......
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documentos_95_230620221830572.pdf (mobicaxias.com.br) AUDIÊNCIA PÚBLICA FEPAM 2022