O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) convidou a Mobilização Regional para contribuir com o projeto da Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da equipe do Projeto InovaJuntos, que esteve no CISGA para uma série de entrevistas qualificadas com representantes de diferentes setores da sociedade, a fim de identificar as potencialidades e os desafios do Consórcio.
O Projeto "Inova Juntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade" busca fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas, bem como da inovação público-privada segundo quatro clusters temáticos:
O projeto tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil, em Portugal e em outros países da América Latina, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU). O Inova Juntos, cofinanciado pela União Europeia, permite a construção de espaços híbridos de inovação, em que pessoas reais se conhecem e transformam a realidade de suas localidades, a partir das mais diversas experiências já executadas.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA RS) foi selecionado para fazer parte deste projeto. O CISGA participa do cluster 2 - Desenvolvimento Territorial e Consórcios.
Nos dias 11 e 14 de outubro, segunda-feira e sexta-feira, respectivamente, o CISGA recebeu uma visita da equipe do Inova Juntos. O objetivo das reuniões foi realizar o diagnóstico vocacional participativo, uma das entregas para os Municípios e Consórcios participantes do projeto. Na ocasião também foram passadas algumas informações sobre o Projeto Envitecpro.
Para as entrevistas qualificadas, inicialmente a equipe do projeto se reuniu com os representantes do setor público, momento em que contou com a participação do Presidente do Consórcio, Oscar Dall’Agnol, do Vice Presidente, Fabiano Feltrin e de representantes das Câmaras Setoriais para avaliar as potencialidades e desafios do Consórcio por meio da ótica do setor.
No segundo dia, a sociedade civil organizada foi entrevistada. Participaram representantes da AMESNE, COREDE, MOBICAXIAS, ATUASERRA. A reunião foi realizada na Universidade de Caxias do Sul, com a presença do Reitor, Gelson Rech. Também foi feito um encontro com a equipe de colaboradores do Consórcio.
A realização do diagnóstico vocacional participativo mobiliza representantes de diversos setores para que a equipe do Inova Juntos possa coletar perspectivas de diferentes grupos que vivem, trabalham ou investem no Município/Consócio. A proposta é conversar com o setor público, representantes de ensino e dos setores produtivo e empresarial, além da sociedade civil. Durante as reuniões, foram apresentados detalhes do projeto InovaJuntos e coletadas as perspectivas sobre o desenvolvimento do Consórcio, bem como suas visões sobre os temas transversais: gênero, meio ambiente, crianças e jovens, boa governança e participação social.