11/11/2024

PROJETO DO PORTO MERIDIONAL PROMETE TRANSFORMAR LOGÍSTICA NO RS

O estado do Rio Grande do Sul poderá, em breve, contar com um novo porto de grande capacidade operacional, situado no litoral norte. O Porto Meridional, projetado para Arroio do Sal, é uma iniciativa que almeja dobrar a capacidade de movimentação do Porto de Rio Grande, contando com dois píeres para atracação de transatlânticos e uma localização estratégica que beneficia as operações de importação e exportação de empresas da Serra Gaúcha.

UM PLANO QUE VEM DESDE 2017

Idealizado pelo ex-prefeito de Passo Fundo e engenheiro civil Fernando Carrion, o projeto do Porto Meridional começou a tomar forma em 2017. Carrion resgatou o plano de construir um porto ao sul de Santos, iniciativa do período imperial, e decidiu aplicar essa ideia na região de Torres. Em 2018, após visitas à Inglaterra para estudos batimétricos, verificou-se a viabilidade de uma construção na região de Arroio do Sal, com calado de 18 metros, superior ao de Rio Grande.

IMPULSO POLÍTICO E EMPRESARIAL

A partir de 2018, o projeto ganhou apoio do senador Luis Carlos Heinze e de empresários da Serra Gaúcha, culminando em estudos aprofundados sobre a região, conduzidos pela Marinha do Brasil. Confirmada a adequação do local, o projeto avançou rapidamente. O consórcio Porto Meridional, liderado pelo MobiCaxias, assegurou a compra de uma área de 50 hectares, atendendo à necessidade de espaço para o porto.

INVESTIMENTO PRIVADO E IMPACTO ECONÔMICO

O investimento previsto para o Porto Meridional é de US$ 1,3 bilhão (aproximadamente R$ 7,5 bilhões), totalmente financiado pela iniciativa privada, com capital de investidores nacionais e internacionais. A adesão do governo foi formalizada em 18 de outubro de 2024, com a assinatura de apoio pelos ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta. A construção do porto deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, além de representar um marco para o desenvolvimento econômico do estado, como destacou o empresário Claudio Bier.

UM PORTO QUE BENEFICIA A SERRA GAÚCHA

Ruben Antônio Bisi, coordenador do projeto e representante do MobiCaxias, apontou os principais objetivos do Porto Meridional: a redução dos custos logísticos para as empresas da Serra Gaúcha e a maior proximidade em relação aos portos de Santa Catarina e Rio Grande, que estão a 400 ou 500 quilômetros. O novo porto estará a 180 quilômetros da região serrana, economizando tempo e custos de transporte.

AVANÇOS NA CONSTRUÇÃO E PROJEÇÕES FUTURAS

A ANTAQ e a Marinha já homologaram o projeto, enquanto o IBAMA conduz o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Com previsão de conclusão até dezembro, o projeto está alinhado para iniciar as obras de acesso à BR-101 logo em seguida. Segundo Bisi, a construção do Porto Meridional, estimada em quatro anos, deverá colocar o porto em funcionamento tão logo a estrutura seja finalizada.

Esse empreendimento representa um novo capítulo no desenvolvimento portuário do Rio Grande do Sul, projetando-se como um polo de modernização logística e crescimento econômico para o estado.

Saiba mais: 

https://www.mobicaxias.com.br/noticias/projeto-do-porto-em-arroio-do-sal-avanca-entre-incentivos-economicos-e-desafios-ambientais/1148

https://www.mobicaxias.com.br/noticias/governador-reafirma-apoio-ao-porto-meridional-em-arroio-do-sal-ressaltando-competitividade-para-o-rs/1144

https://www.mobicaxias.com.br/noticias/breve-historico-do-porto-meridional-de-arroio-do-sal/1132

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR