Na noite de quarta-feira, 10 de julho, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal foi apresentado no 3º Encontro de Negócios, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Instituto Aliança Empresarial em Passo Fundo. O evento, mediado pelo jornalista Rodrigo Lopes, do Grupo RBS, reuniu importantes figuras como o senador Luis Carlos Heinze, o ex-prefeito de Passo Fundo Fernando Carrion, e o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira, da DTA Engenharia.
O projeto do Porto Meridional, que prevê investimentos de R$ 6 bilhões, tem como objetivo movimentar 53 milhões de toneladas ao ano, superando o Porto de Rio Grande. A estrutura projetada tem potencial para receber grandes navios e impulsionar o mercado turístico do estado. Durante o encontro, também foi discutida a expansão da linha férrea Nova Ferroeste, que poderia ser ampliada até o norte do Rio Grande do Sul, ligando-se ao novo porto.
Atualmente em fase de licenciamento ambiental no IBAMA, o Porto Meridional é visto como um marco para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. O senador Heinze destacou a importância da infraestrutura ferroviária para o sucesso do projeto, afirmando que está empenhado em viabilizar a extensão da Nova Ferroeste até Passo Fundo e, futuramente, até Arroio do Sal, para atender às demandas logísticas decorrentes da operação do novo porto.
Saiba mais em: https://tinyurl.com/2ptbgobg