08/08/2024

PROJETO DE COLETA DE DADOS POR DISPOSITIVOS IoT TRANSFORMA SERRA GAÚCHA EM POLO DE CIDADES INTELIGENTES

O projeto inovador “Sistema de Coleta de Dados por Dispositivos IoT (Sensoriamento)” está contribuindo para transformar a Serra Gaúcha em um polo de cidades inteligentes e sustentáveis. Financiado pelo programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict), o projeto foi desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com FSG, Sebrae, Instituto Hélice e governos locais.
 

Cidades Participantes

As cidades de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e São Francisco de Paula foram pioneiras na execução deste projeto. Cada uma recebeu a instalação de duas antenas LoRaWAN e três kits de sensores para coleta de dados ambientais em tempo real. Essas cidades agora contam com uma infraestrutura que possibilita a captura de informações cruciais para a gestão urbana, além de possibilitar a incorporação de novos e diferentes dispositivos IoT (sensores), para medir outras variáveis consideradas relevantes para cada cidade.

Tecnologia Implementada

A tecnologia LoRaWAN, utilizada para a comunicação dos sensores, é conhecida por seu baixo consumo de energia e capacidade de transmitir dados a longas distâncias, ideal para a Internet das Coisas (IoT). Os sensores instalados coletam dados de temperatura, umidade, ruído, luminosidade, partículas suspensas e gás carbônico. Esses dados são transmitidos em tempo real para uma plataforma em nuvem, onde são armazenados e processados.

Visualização dos Dados

Os dados coletados estão disponíveis para consulta pública, oferecendo uma visualização amigável através de um dashboard. Este recurso permite que os gestores públicos e a população acompanhem, em tempo real, as condições ambientais de suas cidades, possibilitando seus usos para definições de estratégias e tomadas de decisões, nos mais distintos segmentos de atuação.

Benefícios para a População 

Com a habilitação dessas cidades e o uso dos dados, será possível desenvolver políticas públicas mais eficientes e fornecer melhores serviços à população da Serra Gaúcha. A coleta e análise de dados ambientais em tempo real tem grande potencial para não apenas aprimorar a gestão urbana, mas também estimular o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para os desafios da vida urbana.

“Os objetivos do projeto foram alcançados com um modelo tecnológico testado e validado com sucesso. Para as cidades poderem colher os benefícios do uso da tecnologia é imprescindível haver a sustentação e a customização do modelo tecnológico em acordo com o contexto de cada município. A partir dessa definição e com os respectivos investimentos, o poder público, academia, cidadãos e empresas poderão se beneficiar do uso desta tecnologia para coletar dados relevantes para o desenvolvimento das cidades”, destaca Mayron de Carvalho, responsável pela equipe técnica do projeto.

Legado do Projeto

Este projeto deixa um legado significativo ao promover cidades mais inteligentes e sustentáveis, com cidadãos mais informados e engajados. A iniciativa não só apoia a qualidade de vida dos cidadãos, mas também incentiva o crescimento tecnológico e urbano da região.

“O projeto IoT financiado pelo Inova RS deixa um legado importante ao habilitar cidades para o uso de tecnologia IoT, permitindo que cada município defina estratégias personalizadas e incorpore mais e diferentes dispositivos conforme suas prioridades. Instalamos uma rede de sensores para monitoramento ambiental em tempo real, com potencial para promover uma gestão urbana inteligente e sustentável. Além de oferecer dados, o projeto inspira a adoção de soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos,” explica Ana Fachinelli, coordenadora do projeto.

“O projeto de coleta de dados por dispositivos IoT é um marco significativo para a Serra Gaúcha. Iniciado em 2018, ele foi desenvolvido para avaliar as questões das cidades inteligentes na região e coincidiu com a implantação dos ecossistemas regionais de inovação pela Secretaria de Inovação de Ciências e Tecnologia. Com a instalação de sensores e antenas LoRaWAN, conseguimos capturar dados ambientais em tempo real, permitindo uma gestão urbana mais eficiente e sustentável. Esse tipo de resultado só é possível graças a anos de pesquisas e estudos profundos. A iniciativa promove uma sinergia entre o poder público, academia, cidadãos e empresas, inspirando o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que melhoram a qualidade de vida de todos,” reforça Juliano R. Gimenez, coordenador do projeto Fapergs.

Saiba Mais:

https://programainova.rs.gov.br/serra-gaucha-adota-sistema-avancado-de-coleta-de-dados-iot-para-cidades-inteligentes

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR