16/07/2024

PROJETO AGENDA ELEIÇÕES 2024 É APRESENTADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAXIAS DO SUL

O Projeto Agenda Eleições 2024 foi apresentado no dia 10 de julho, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Representantes de 21 partidos políticos registrados no município receberam os exemplares. A iniciativa é do movimento MobiCaxias (Mobilização por Caxias do Sul), em colaboração com a União das Associações de Bairros (UAB).

PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO

Em 92 páginas, o documento contém as propostas de desenvolvimento para a cidade em curto, médio e longo prazos. O ato contou com a presença de pré-candidatos à Prefeitura e Legislativo, presidentes das associação partidárias e lideranças comunitárias. O evento também contou com uma manifestação do Conselho Diretor do MobiCaxias (Poder Executivo: Paula Ioris, Poder Legislativo: Marisol Santos; Classe Empresarial: Jaime Marchet, Sociedade Civil - UAB: Salvio Fontes; e o presidente: Rodrigo Postiglione) e uma palestra de Edson Borowski sobre as eleições de outubro.

AVALIAÇÃO E COMPROMISSO

Os partidos políticos têm um período para avaliar as sugestões e solicitações da Agenda Eleições 2024. Um novo encontro está marcado para o dia 7 de agosto, após as convenções de homologação das candidaturas. Na reunião, os candidatos à prefeitura serão convidados a assinar um termo de compromisso com os tópicos sugeridos pelo MobiCaxias. Rodrigo Postiglione, presidente do MobiCaxias, destacou a importância do plano estratégico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

LEGISLAÇÃO

O tema foi abordado pelo chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski. Ele falou sobre as principais normas da legislação para as eleições de outubro. Alertou sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na produção e disseminação de fake news. Além disso, ele enfatizou que a desinformação é uma manipulação da informação e que os candidatos devem ser cuidadosos com o que publicam. Borowski também anunciou a redução no número de candidaturas ao Legislativo municipal, de 33 para 24. Segundo ele, Caxias tem 347 mil eleitores cadastrados aptos a votar.

PRIORIDADES DA AGENDA ELEIÇÕES 2024

  • Controle de despesas com o funcionalismo público, que atualmente ultrapassam 50% da receita líquida do município.
  • Gestão do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS).
  • Alternativas para a indenização da família Magnabosco: proposta pela criação de uma comissão representativa.
  • Execução do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana, elaborado em 2023 pela Secretaria de Trânsito e a empresa URBTEC.
  • Soluções para gestão de resíduos e conscientização sobre a sujeira na cidade, envolvendo serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação adequada do lixo urbano.
  • Busca de recursos com os governos estadual e federal para atender as demandas de infraestrutura de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha.

Saiba Mais:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7844285878994550&set=pcb.3836419229970660&locale=pt_BR

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR