O Prefeito Adiló Didomenico sancionou, na manhã desta quinta-feira (18/04), a lei que institui o programa "Amigos do Roteiro Caminhos de Caravaggio" no âmbito do município de Caxias do Sul.
Segundo a exposição de motivos do projeto de lei do Executivo, o programa visa fomentar o Turismo na cidade, a partir das demandas da Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio (AVACC). Os Caminhos de Caravaggio impulsionam o desenvolvimento nas áreas rurais da região, contemplando os cinco municípios integrantes: Caxias do Sul, Canela, Gramado, Farroupilha e Nova Petrópolis. Diversos novos estabelecimentos surgiram, em Caxias do Sul, e outros, tiveram crescente devido à movimentação de peregrinos no Roteiro. Outro aspecto a destacar é a ascensão do turismo religioso nos últimos tempos, aumentando cada vez mais o fluxo de visitantes e criando oportunidade de renda na zona rural de Caxias do Sul. Os Caminhos de Caravaggio existem desde maio de 2019 e vem crescendo organicamente, necessitando do apoio da Administração Municipal de Caxias do Sul para continuar progredindo de forma satisfatória.
Atualmente, a Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio (AVACC) é presidida por Gilberto Galafassi, presente no ato da sanção da lei, juntamente com o secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr., o secretário de Governo, Flávio Cassina, o coordenador Distrital Velocino Uez, o subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamin, Carla Pacheco, representante do Mobi Caxias, empreendedores do roteiro e demais integrantes da AVACC.
O Prefeito falou da importância do roteiro, já firmado na região, tanto para o turismo como para os negócios por onde passa. "Está tudo muito bem organizado, estrutura, calendário dando a oportunidade para as pessoas conhecerem, visitarem no final de semana. Importante que se diga que o setor de serviços em Caxias subiu 29,9% em 2023, quase seis vezes mais que a economia do município na totalidade, alavancado pelo turismo, hotelaria e gastronomia", disse na ocasião, elogiando a dedicação de Galafassi em torno do assunto.
Ricardo Daneluz lembrou que a sanção da lei é simbólica e vai facilitar novas parcerias ao Caminhos de Caravaggio que já tem grande poder político. "Estamos melhorando as novas sinalizações destes trechos e parabenizo o trabalho voluntário que vocês fazem à frente desta Associação", discursou o titular da Secretaria do Turismo.
Saiba mais: