12/07/2021

PRIMERA FEIRA BRASILEIRA DO GRAFENO NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL.

Durante o dia 9 de julho de 2021 ocorreu a primeira feira brasileira do grafeno na cidade de Caxias Do Sul promovida pela UCS, O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de empresas privadas, e vai até o dia 16 de julho, no campus sede da universidade.


A Universidade pode se transformar em uma espécie de Vale do Silício brasileiro. Um projeto do deputado federal Giovani Cherini (PL), apresentado nesta semana, denomina a Unidade de Inovação e Tecnológica da UCS como Vale do Grafeno e Nióbio. A proposta foi construída a partir de conversas com a universidade e promete ajudar a planta de grafeno da UCS a se desenvolver ainda mais.


O grafeno é um nanomaterial com estrutura hexagonal de átomos de carbono, considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, que é o material mais fino que existe, entre outras propriedades. Possui alta resistência mecânica, maleabilidade a alta condutividade térmica e elétrica. O Brasil tem a segunda maior reserva mundial da grafita, matéria-prima do grafeno, e é atualmente o terceiro maior fornecedor mundial do produto.

Assita a primeira feira brasileira do grafeno no canal do mobicaxias AQUI.

Confira a matéria sobre o vale do grafeno e nióbio AQUI.


Fonte: agênciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR