O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX) é o terminal aeroportuário localizado no município de Caxias do Sul. Ele atende às demandas da aviação regular de cargas e de passageiros, aviação executiva e prestação de apoio ao transporte de órgãos e enfermos. O terminal possui lojas, lanchonete, salão para observação do pátio de aeronaves, dois saguões de embarque e desembarque e estacionamento com capacidade para 120 veículos.
Após o governo do Estado concordar em abdicar da participação na gestão do Aeroporto Hugo Cantergiani, as operações do terminal de Caxias do Sul devem ser assumidas pela Infraero. A negociação é conduzida pela Secretaria de Parcerias Estratégicas do município e é possível devido à transferência da outorga do aeroporto do Estado para o município. A mudança de gestão havia sido confirmada no dia 24 de março e foi assinada na última quinta-feira (30).
A decisão pela contratação da Infraero se deve à experiência da empresa, que já foi responsável pela gestão dos aeroportos de todas as capitais do país e ainda mantém a administração dos terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Além disso, pelo fato de ser uma empresa pública, a contratação pode ocorrer diretamente, sem necessidade de licitação. A estatal também ficará responsável por fazer melhorias no aeroporto, como requalificação de pista e obras de conforto e acessibilidade no terminal de passageiros.
— Não temos mais a necessidade de ter vários contratos para administrar o aeroporto. Então, vemos isso como muito vantajoso, até pela experiência que a Infraero tem em administrar aeroportos no Brasil inteiro. Vemos como ganho de eficiência, agilidade e experiência o que ela traz — afirmou, no fim da semana passada, o então secretário de Parcerias de Caxias, Maurício Batista da Silva, que deixou o cargo na sexta-feira.
Em 28 de abril deste ano, o Aeroporto Hugo Cantergiani passou a ser administrado totalmente pelo município de Caxias do Sul, após cerimônia de outorga do equipamento, do Estado para Caxias. Em menos de 30 dias, a Administração promoveu melhorias na infraestrutura da pista do aeroporto. Nos primeiros dias de maio, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) fez a revitalização da pintura da pista principal de pousos e decolagens. A última obra na pista do Hugo Cantergiani havia ocorrido em 1999.
Com 2 mil metros de extensão e 30 metros de largura, sendo 1.670 metros homologáveis para pouso e decolagem de aeronaves, a pista do Aeroporto Hugo Cantergiani recebe atualmente entre quatro e cinco voos diários das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, que operam na cidade com aeronaves de grande porte da Airbus, da Embraer e da Boeing. Entretanto, além de voos comerciais, o terminal também recebe jatos particulares e voos fretados, além de servir ao Aeroclube de Caxias do Sul.
Diretor do terminal, Mauricio Loreto D’Ávila comemora as intervenções. “A revitalização de toda a sinalização da pista do Hugo Cantergiani é considerada pela comunidade aeroportuária como uma obra muito importante. Embora assumindo a gestão recentemente, demonstra que há preocupação do município de Caxias do Sul em investir na infraestrutura e em continuar garantindo segurança às operações”, avalia.
Saiba mais;
https://caxias.rs.gov.br/servicos/transito/aeroporto-caxias-do-sul