A Prefeitura de Caxias do Sul estuda a possibilidade de realizar pequenos ajustes na estrutura do complexo da Maesa. O tema foi abordado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27) entre os secretários da Casa Civil, Roneide Dornelles, e da Cultura, Tatiane Frizzo, e os integrantes da Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa".
Durante o encontro, que marcou a retomada dos trabalhos do grupo parlamentar, foram discutidas questões como a transferência da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para o local, a reforma do telhado dos pavilhões e o andamento do edital para a instalação do Mercado Público da Maesa, cujo resultado está previsto para o dia 31 de março. Além disso, foi confirmada a realização de uma visita técnica no dia 14 de março, às 9h, para avaliar as condições do espaço.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Rafael Bueno (PDT), destacou a importância de envolver não apenas a Secretaria da Cultura, mas também a Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan) no projeto. Segundo ele, a secretária Tatiane Frizzo se dispôs a designar um responsável dentro da pasta para cuidar exclusivamente das questões da Maesa, mas o envolvimento de outras áreas do Executivo é fundamental para avançar no processo de ocupação do complexo de 53.000m².
O chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, ressaltou que todas as propostas serão analisadas junto ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e ao vice-prefeito Edson Néspolo. Ele também mencionou que estão sendo avaliadas melhorias pontuais na estrutura do complexo, principalmente para garantir condições adequadas de visitação e preservar o patrimônio histórico da cidade.
Outro ponto abordado na reunião foi a construção do Museu dos Trabalhadores, que será custeado com uma emenda parlamentar de R$ 900 mil, de autoria da deputada federal Denise Pessôa (PT). O mercado público da Maesa também foi debatido, com a previsão de ocupação de uma área de 13.000m² e o processo licitatório em andamento.
Participaram da reunião as vereadoras Estela Balardin (PT) e Rose Frigeri (PT), além dos assessores das vereadoras Andressa Marques (PCdoB) e Sandra Bonetto (Novo). Os vereadores Edio Eloi Frizzo (PSB), vice-presidente da Frente, e Daniel Santos (Republicanos) também integram o grupo, que reforçou a necessidade de maior agilidade na efetiva ocupação da Maesa, garantindo que o espaço seja aproveitado pela comunidade e pelos setores produtivos e culturais de Caxias do Sul.
Saiba Mais: