O aguardado Porto de Arroio do Sal está prestes a transformar a logística do Rio Grande do Sul. O projeto, que ainda depende de licenciamento pelo Ibama, foi destaque durante a apresentação do relatório "RS Sustentabilidade – Cada Gota Conta", conduzida pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP).
Segundo Heinze, a estrutura trará redução significativa nos custos de exportação para importantes regiões econômicas do Estado, como o Vale do Rio Pardo, com sua produção de tabaco, a Serra Gaúcha, com o setor metalomecânico, e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, há expectativa de benefícios para o Norte e Nordeste brasileiros.
O senador destacou que, embora a empresa pública Portos RS tenha inicialmente questionado o projeto para defender o Porto de Rio Grande, a proposta recebeu sinal verde em Brasília. O Ibama analisa os documentos enviados em dezembro. Heinze também comparou a situação gaúcha à de Santa Catarina, que conta com seis portos marítimos, enquanto o Rio Grande do Sul possui apenas o Porto de Rio Grande.
A aprovação do licenciamento poderá marcar um novo capítulo na competitividade do Estado, tornando suas exportações mais acessíveis e fortalecendo a economia regional.
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