Governo RS divulga os avanços no programa de concessão do Bloco Rodoviário 03 (Projeto Polo Rodoviário da Serra), as inovações a serem implementadas gerarão benefícios aos cidadãos e atenderá as premissas definidas e acordadas no ciclo de reuniões realizadas em 2021/2022 contempladas no projeto “ Polo Rodoviário da Serra “ se continuarmos mobilizados e monitorando este plano de ação com comprometimento e dedicação chegaremos na Região da Serra Que Queremos no Futuro.
Previsto no Projeto Especial Agenda Eleições 2022 elaborado pela nossa Mobilização Regional e atualmente sendo monitorada pela Frente Parlamentar da Serra Gaúcha presidida pelo Deputado Estadual Guilherme Pasin e pelos Deputados Estaduais da nossa região e nosso grupo de trabalho, conforme vídeo explicativo: RS TERÁ AS PRIMEIRAS RODOVIAS ESTADUAIS DO PAÍS A CONTAR COM FREE FLOW; este novo sistema aprovado veio para auxiliar mais uma das nossas metas da Agenda Eleições 2022 Mobilização Regional e a jornada continua.
O decreto que regulamenta a implantação do Free Flow nas rodovias do Rio Grande do Sul foi aprovado nesta quinta-feira (17/8). As primeiras estradas estaduais do país a contarem com o sistema, que não necessita de praças físicas de pedágio, serão as do Bloco 3 do plano de concessão de rodovias, localizadas na Serra Gaúcha e Vale do Caí. Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa no Palácio Piratini.
O Free Flow, como é chamado o novo sistema, é uma forma de cobrança que dispensa a instalação de praças de pedágio e permite que motoristas paguem apenas pelo trecho percorrido. A possibilidade de fracionamento da tarifa, porém, não será adotada de forma imediata no Estado. No primeiro momento, o valor do pedágio será fixo. Em até dois anos, após estudos, o Executivo estadual pretende adequar os valores à distância percorrida.
Como funciona o Free Flow:
Vídeo explicativo: Free Flow Coletiva
O sistema Free Flow substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem totalmente sem paradas ou diminuição de velocidade próximo aos locais de cobrança, ou seja, sem barreiras.
Há duas maneiras de funcionamento: uma pela leitura de uma TAG previamente instalada no para-brisa; outra pela leitura da placa dos veículos;
No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora de TAG com o benefício do desconto previsto para o usuário frequente, que pode alcançar até 20% (mais informações abaixo link ZH).
Cliente de TAG terá desconto de 5% mesmo com uma passagem ao mês.
Já para o motorista que não tem uma TAG instalada no para-brisa, o pagamento da tarifa poderá ser feito por PIX, WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária.
A concessionária fará uma campanha educativa com intuito de informar o cliente que trafega pela rodovia sobre o funcionamento e os benefícios do novo modelo de pagamento eletrônico.
O sistema funciona por meio de pórticos com tecnologia de última geração que identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos.
O sistema eletrônico de cobrança de tarifa traz para o cliente da rodovia conforto, fluidez de tráfego e economia de combustível.
As estradas que integram o bloco (ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470) não terão mais praças de pedágio. No lugar delas, serão instalados pórticos de cobrança com livre passagem. O primeiro ponto a contar com um pórtico do sistema Free Flow será na ERS-122, em local próximo à praça física existente no município de Flores da Cunha, que opera no km 99.
“Haverá diversos benefícios, como economia de tempo, com a eliminação de barreiras físicas, uma rodovia mais inteligente, mais conforto e comodidade aos usuários, menor impacto ambiental, porque não haverá mais necessidade de intervenções e desapropriações, e a redução da emissão de gases de efeito estufa”, disse o governador. A concessão das vias à CSG foi assinada em dezembro de 2022, e, até o sétimo ano da parceria, serão investidos mais de R$ 4,6 bilhões, valor corrigido em relação à data de assinatura, quando o contrato previa R$ 3,4 bilhões.
Em razão da regulamentação recente no Brasil e pelo fato de a tecnologia do Free Flow ainda estar em assimilação pelas concessionárias de rodovia, o decreto do Estado prevê um período de dois anos para as devidas adequações de sistema tanto pela concessionária quanto pelos usuários. Ao final do período, o contrato será devidamente ajustado com as tarifas do pedágio adequadas ao novo sistema de cobrança.
Entretanto, o governo estadual acredita que o sistema tem potencial de ser absorvido pelos usuários e já estuda a sua instalação nas futuras rodovias concedidas dos Blocos 1 (regiões Metropolitana, Litoral e Serra) e 2 (Vale do Taquari e norte do Estado), com editais previstos para o primeiro semestre de 2024.
Rodovias que terão pórticos e previsão de início das cobranças:
Pontos atuais e valores
Novos pontos*:
* Tarifas serão atualizadas com a inflação, com base de janeiro de 2020
Quando começa a implantação?
O primeiro pórtico começa a ser instalado em setembro em Flores da Cunha e iniciará a cobrança em dezembro, com a desativação da praça de pedágio no município. As demais cinco estruturas serão instaladas em janeiro e poderão iniciar a cobrança assim que as obrigações do primeiro ano de atividades da CSG tenham sido cumpridas. A concessão completa um ano em fevereiro de 2024.
Saiba Mais:
RS TERÁ AS PRIMEIRAS RODOVIAS ESTADUAIS DO PAÍS A CONTAR COM FREE FLOW
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