Novo projeto de trem regional para a Serra tem consórcio para capitanear R$ 1,5 bilhão
Iniciativa envolve 14 municípios das regiões Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra e pretende construir nova malha férrea com investimentos internacionais
O projeto de um trem regional da Serra Gaúcha é antigo. Estudos para reativar a malha ferroviária nos municípios da região Uva e Vinho chegaram a ser realizados, mas a viabilização não avançou. Nos últimos dias, uma movimentação diferente para tratar do mesmo tema ganhou força com o Consórcio do Trem Regional da Serra Gaúcha que está percorrendo 14 municípios da região para apresentar uma proposta que, em vez de reaproveitar os trilhos desativados, cria uma nova rota e abrange mais duas regiões: as Hortênsias e os Campos de Cima da Serra.
O que impulsiona o novo projeto, que prevê 372 quilômetros de malha ferroviária, é a intenção de que ele seja viabilizado sem investimentos públicos, com investimentos internacionais, segundo explica o presidente do consórcio, Arnildo Schildt.
_ A projeção é de R$ 1,5 bilhão de investimentos de quem ganhar a concessão. Para os estudos do pré-projeto desta malha nova estão previstos 2 milhões de dólares _ aponta Schildt, que também é voluntário do Mobi Caxias (Mobilização por Caxias).
A entidade caxiense que tem uma câmara de infraestrutura fez a ponte com a The U.S. Trade and Development Agency (USTDA), um fundo americano que ajuda companhias do mundo todo a desenvolver projetos de desenvolvimento.
_ Esse acordo para o aporte sinalizado pela USTDA de 2 milhões de dólares será assinado entre Mobi e o fundo para os estudos de viabilidade do projeto a fim de atrair investimentos de empresas _ explica o presidente do Mobi, Rodrigo Postiglione.
Os próximos passos envolvem a conclusão de audiências com o Executivo e Legislativo das cidades que manifestaram interesse em integrar o consórcio. Sete cidades dos Campos de Cima e Hortênsias já foram visitadas. Nestes municípios, a movimentação está mais adiantada porque, como não tinham o projeto antigo de revitalização de malha, alguns já têm leis delimitando locais para estações de passageiros e de cargas.
Na próxima semana, será a vez de Gramado e São Francisco de Paula abordarem o assunto. A partir do dia 5 de maio, o movimento estará na região Uva e Vinho, em cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Concluída esta etapa, está prevista uma audiência com todos os municípios em Caxias do Sul. A expectativa, segundo o presidente do consórcio, é de que até a metade do ano todos os municípios já tenham definição e legislação sobre os acessos ferroviários, que os estudos do pré-projeto sejam concluídos até o fim do ano e que a licitação em busca de investidores no projeto possa ocorrer no ano que vem.
Texto: Babiana Mugnol/Gaúcha Serra
Saiba mais em:
Novo projeto de trem regional para a Serra tem consórcio para capitanear R$ 1,5 bilhão https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/babiana-mugnol/noticia/2022/04/novo-projeto-de-trem-regional-para-a-serra-tem-consorcio-para-capitanear-r-15-bilhao-cl27w5y7v0051017cly27cdek.html
https://mobicaxias.com.br/noticias/prioridade-em-infraestrutura-regional-e-o-projeto-polo-ferroviario-da-serra-mobicaxias-e-ustda-usa-firmam-parceria-para-2022/223
SITE USTDA: https://ustda.gov/
MUITO OBRIGADO A TODOS OS VOLUNTÁRIOS, MANTENEDORAS E APOIADORES DA NOSSA MOBILIZAÇÃO POR CAXIAS DO SUL - MOBICAXIAS - PROJETO CAXIAS 2040
GRUPO DE TRABALHO ACESSO FERROVIÁRIO 2022!