No decorrer deste ano a Mobilização Regional trabalhou arduamente em busca de comprometimento das entidades, pessoas físicas/jurídicas e dos candidatos às eleições. Dessa forma, o movimento Mobilização Regional analisa de maneira positiva os resultados do primeiro turno das Eleições 2022, mas ainda, preconiza o alcance de mais pessoas comprometidas com a Agenda Eleições 2022.
Em relação aos representantes da Serra, os resultados das urnas são satisfatórios, uma vez que, tais representantes Estaduais e Federais firmaram compromisso com a Agenda Eleições 2022. Consequentemente, espera-se que haja continuidade na execução dos projetos destinados a Região da Serra.
Hoje, a região serrana contará com cinco deputados na Assembleia Gaúcha, por Caxias do Sul, foram reeleitos Pepe Vargas (PT) e Neri, O Carteiro, além do estreante Professor Claudio (Podemos). A cidade de Bento Gonçalves elegeu Guilherme Pasin (PP) e o município de Nova Petrópolis reelegeu Elton Weber (PSB).
Além dos representantes da região da serra, os dois candidatos à Presidência da República no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), bem como os candidatos ao governo do Estado, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), todos se comprometeram com as demandas da Serra Gaúcha.
Durante as visitações e reuniões esses candidatos dialogaram sobre as problemáticas da região da Serra, bem como se dispuseram a executar os planos elaborados na Agenda Eleições 2022, pois acreditam na relevância que o RS apresenta para o cenário nacional.
A Mobilização encontra-se satisfeita com os trabalhos realizados até aqui, o comprometimento com as demandas da serra desses candidatos é de suma importância para a efetivação das ações e projetos elaborados pela nossa mobilização regional.