MOBILIZAÇÃO REGIONAL GERANDO RESULTADOS:
No dia 23/08/2022, na Rádio Gaúcha, Asdrubal Falavigna – Médico e Vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul – deu uma entrevista comentando sobre o Projeto Agenda Eleições 2022. Começou sua fala dizendo que o financiamento na Saúde deve aumentar e lamentou o fato de que, no Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) investido na área seja muito baixo em comparação com outros países. De acordo com ele, não se pode fazer Saúde sem um financiamento adequado – “A partir do financiamento é que vem a infraestrutura necessária, seja para hospitais, Unidades Básicas de Saúde ou ambulatótios especializados”. Ainda falando sobre as finanças relacionadas à Saúde, Falavigna apontou que uma melhoria nos pagamentos vindos da tabelo SUS seria um grande e importante avanço. Também falou que a telemedicina propiciará uma diminuição nas filas dos sistemas públicos de Saúde e que este sistema só trará melhorias. Finalizou a entrevista ressaltando a importância de se identificar um “Programa de Prontuário Único”, para que as informações do paciente fiquem devidamente armazenadas e que não ajam confusões quando for necessário fazer um levantamento de dados.
No dia seguinte, 24/08/2022, foi realizada mais uma entrevista, desta vez contando com a participação de Claudio Goldsztein – Diretor do Instituto Cultural Floresta – para falar sobre Segurança Pública. Goldsztein, quando questionado sobre cercamento eletrônico, afirma que a tecnologia é importantíssima e vem a serviço da Segurança Pública por dois motivos: 1 – A bandidagem se moderniza. 2 – É comprovado que, em regiões onde foi instalado o cercamento eletrônico, o índice de roubo de carros desabou. Conjuntamente falou sobre a falta de efetivos na Brigada Militar e como esse é um desafio difícil de ser superado, porém, de acordo com ele, existe um alento para esta situação: “O avanço na tecnologia e na qualidade dos equipamentos garantem melhores condições de prestação de serviço para os agentes de segurança”. Isto não cobre a carência de efetivos, mas gera um “efeito multiplicador”, uma vez que o profissional tem mais tranquilidade para exercer sua função. Encerrou sua fala evidenciando que cobrir os acessos de uma cidade com câmeras é tão eficiente, se não for mais, do que simplesmente construir um novo posto de polícia.
Por fim, no dia 25/08/2022, a Rádio Gaúcha entrevistou Volnei Castilhos – Professor e consultor da FGV – que comentou sobre Desenvolvimento Econômico. Castilhos iniciou a entrevista afirmando que a base de uma boa economia é o planejamento – “Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”. Falou sobre o tema inovação com otimismo, pois, segundo ele, a região é pioneira neste assunto, mas ressaltou, para que esta situação se mantenha, é necessária uma integração do poder público com a iniciativa privada. Finalizou ressaltando que o Estado precisa desenvolver mecanismos para que as empresas gerem mais empregos e uma mão de obra mais qualificada. Precisa acontecer uma desburocratização das empresas para que o Rio Grande do Sul avance.
Lembrando que no dia 12/08/2022, 89 candidatos (ou representantes) assinaram a Agenda Eleições 2022 no Jantar Mobilização Regional. Além disso, a Mobilização Regional está realizando um ciclo de visitas com o objetivo de conseguir o comprometimento de mais candidatos ao Pleito Eleitoral 2022.
Você pode ouvir as entrevistas completas pelos links abaixo:
Asdrubal Falavigna - Entrevista Rádio Gaúcha