04/12/2024

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE CAXIAS DO SUL DESTACA TRANSPARÊNCIA E EDUCAÇÃO FISCAL EM PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA

Na sessão ordinária da última terça-feira (03/12), o presidente do Observatório Social de Caxias do Sul, Gilnei Garcia Lafuente, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para apresentar as principais ações e os planos da entidade. Atuando há nove anos na cidade, o Observatório tem como missão garantir transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Segundo Lafuente, Caxias do Sul é exemplo em transparência e digitalização de processos de licitação, com um orçamento municipal de R$ 3,3 bilhões. Em 2023, o Observatório acompanhou 15 licitações, totalizando R$ 390 milhões, incluindo duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que representam 4% do orçamento do município.

Outro destaque foi o trabalho de educação fiscal promovido em universidades locais, com planos para expandir a iniciativa para escolas do município a partir de 2025. Lafuente também ressaltou a importância de ampliar o monitoramento do Legislativo Municipal e fortalecer a presença nas mídias digitais como estratégias para atrair novos voluntários.

Com 26 voluntários de diversas áreas e sem vínculos partidários, o Observatório Social de Caxias do Sul segue as diretrizes do Observatório Social do Brasil e reafirma seu compromisso com a cidadania e a gestão pública eficiente.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR