O projeto do Porto Meridional está na etapa do estudo de impacto ambiental. O processo dura cerca de um ano. Ele possibilitará receber a licença prévia, que precede a de instalação. O documento permitirá iniciar a obra e seguir cronograma de implantação do projeto.
O projeto é liderado pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental. Investimento privado é estimado em R$ 5 bilhões e, segundo cronograma da empresa, o início das obras poderá acontecer no início de 2024. Após, serão mais 20 meses de construção. Ou seja, a expectativa é que o primeiro navio aporte no segundo semestre de 2026.
A construção deve durar dois anos. Ela deve ser concluída até o final de 2027. Durante esse período devem ser construídas a área portuária, os acessos, e uma passagem pela Lagoa da Itapeva.
Conforme o diretor jurídico do Porto Meridional, André Busnello, o estudo ambiental tem características próprias. Contudo, não deve haver nenhum empecilho ao projeto.
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) é um dos principais articuladores políticos do Porto de Arroio do Sal. Em março, ele se reuniu, em Brasília (DF), com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Ele se comprometeu em agilizar os processos de autorizações federais, como do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O aval soma-se às autorizações da Secretaria Nacional de Portos (SNP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) e da Marinha do Brasil. A escavação para área portuária acontecerá em uma extensão de 2,5 quilômetros da beira-mar.
— Foi mais um avanço a ser celebrado no Estado. Essa é a penúltima etapa necessária antes de consolidar o projeto junto aos investidores, o que deve ocorrer até o final deste ano e já gera reflexos para o aquecimento econômico daquela região.
Conforme Heinze, Santa Catarina tem sete portos, e o Rio Grande do Sul, apenas um. O senador vem articulando ações também para incrementar os acessos ao novo porto. Rotas que vão proporcionar ao desenvolvimento dos negócios.
O investimento no Porto de Arroio do Sal é de cerca de R$ 6 bilhões. O projeto contempla um terminal de uso privado, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas.
A DTA Engenharia salienta que o transporte hidroviário é o modal mais barato e o Porto no Litoral Norte reduzirá muito o custo logístico do Rio Grande do Sul. A instalação irá gerar empregos e dar um novo impulso à economia da Região Sul, além de reduzir a poluição gerada por caminhões nas estradas.
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