Nos últimos anos, a ideia de Cidades Inteligentes tem ganhado força em todo o mundo. Essas cidades utilizam tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e tornar a gestão pública mais eficiente. No Brasil, diversas cidades já estão adotando soluções inteligentes em áreas como transporte, iluminação pública, segurança, meio ambiente e gestão de resíduos. No estado do Rio Grande do Sul, não é diferente.
As recentes viagens da Mobilização Regional com empresários e Prefeitos da Serra reforçam o atendimento do seu propósito principal que é implementar um futuro melhor para nossa cidade e região aplicando os conceitos da Tríplice Hélice no que tange a Inovação em movimento na busca de cidades inteligentes, comenta o Presidente do Mobicaxias Rodrigo Postoglione em entrevista à imprensa local.
Recentemente a Missão Técnica para Taiwan, onde ocorreu o maior evento de Smart City da Ásia, e com a participação de representantes do ecossistema de inovação da região, entre elas o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Elvio Gianni, na Smart City Expo Curitiba, demonstram que o debate em torno do tema cidades inteligentes é crescente e necessário para administrações públicas visando serem inovadoras, com ecossistemas integrados, sustentáveis e, que facilitem e melhorem a vida da população.
Em Curitiba, Gianni teve acessos a debates que envolveram, por exemplo, a aceleração e a transformação digital dos municípios com foco na inovação, além de discussões sobre soluções flexíveis que atendam as demandas das cidades e parcerias público-privadas para aceleração da transformação digital.
Já a vice-prefeita, Paula Ioris, participou de encontros que trataram de temas como "Carbono zero até 2050"; visitou estandes dos startups de Smart City; participou de uma reunião com outras cidades brasileiras para troca de experiências e conhecimento de produtos, entre outras atividades.
O conceito busca integrar conexão, inteligência e sustentabilidade para qualificar a prestação e integração dos serviços ao contribuinte, garantindo a funcionalidade das cidades por meio da conectividade entre as diversas áreas.
A cidade de Porto Alegre, em investido em soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Uma das iniciativas mais conhecidas é o projeto de iluminação inteligente, que utiliza lâmpadas LED e sensores para ajustar o nível de luminosidade conforme a presença de pessoas e o horário do dia. Além disso, a cidade também está implantando um sistema de monitoramento de trânsito com câmeras e sensores para melhorar a fluidez do tráfego.
Em Santa Maria, a cidade está implantando um sistema de gestão de resíduos que utiliza sensores para monitorar os níveis de lixo em cada contêiner, permitindo uma coleta mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental. Também para melhorar a segurança pública, está adotando tecnologias como o uso de câmeras de vigilância e sistemas de reconhecimento facial.
Caxias do Sul está implantando um sistema de transporte público inteligente, com ônibus equipados com tecnologias que permitem o monitoramento da localização e do desempenho dos veículos, além de um aplicativo que ajuda os usuários a planejar suas viagens. Além disso, também está adotando tecnologias para melhorar a iluminação pública e a gestão de resíduos.
No interior, Santa Cruz do Sul está implantando um sistema de iluminação pública inteligente, com lâmpadas LED e sensores que ajustam o nível de luminosidade conforme a presença de pessoas e o horário do dia, e para melhorar a segurança pública o uso de câmeras de vigilância e sistemas de reconhecimento facial está sendo adotado.
Tendo em vista estas informações, há um ranking importante que mapeia as cidades inteligentes brasileiras. É o Connected Smart City, elaborado pela consultoria Urban Systems e Necta, plataforma de conteúdo.
RANKING CIDADES INTELIGENTES
- Caxias do Sul: 86 em 2021 / 91 em 2022.
- Bento Gonçalves: 100 em 2021 / 92 em 2022.
- Farroupilha: Fora 100 em 2021 / Fora 100 em 2022.
- Ranking mapeia municípios com 50 mil habitantes ou mais.
GAÚCHAS ENTRE AS 100 / RANKING 2022
- Porto Alegre: 19°
- Lajeado: 75°
- Canoas: 76°
- Caxias do Sul: 91°
- Bento Gonçalves: 92°
CAXIAS POR ÁREAS
- Economia: Fora 100 em 2021 / 44 em 2022.
- Meio Ambiente: 84 em 2021 / 60 em 2022
- Tecnologia e Inovação: 75 em 2021 / 86 em 2022.
- Segurança: Fora 100 em 2021 / 93 em 2022.
- Governança: 86 em 2021 / 100 em 2022.
Nas áreas de Saúde, Mobilidade, Empreendedorismo, Educação e Urbanismo, Caxias do Sul está fora das 100 no ranking 2022, mesma situação verificada no ranking do ano passado.
Ainda não é feito ranking para a área de Energia.
CAXIAS COMPARATIVO
- País: 91°
- RS: 5°
- Porte*: 33º
- Municípios com população mais de 500 mil habitantes.
Saiba mais em;
Como aplicar o conceito de Cidades Inteligentes em Caxias e região