24/07/2023

O COOPERATIVISMO, POR ESSÊNCIA, É CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL DIZ NOSSA MANTENEDORA

   Capitalismo consciente propõe novas formas de fazer negócios» É possível aliar lucro, comprometimento socioambiental e políticas empresariais, "Acreditamos fortemente que é possível alinhar lucro e propósito, respeitando as pessoas, o planeta e agregando valor a todos nossos stakeholders" nossa entidade mantenedora SICREDI Pioneira na imprensa local.

   Nosso voluntário Sr. Solon Stapassola Stahl, diretor--executivo da Pioneira e colíder da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul, explica que uma cooperativa existe para atender as necessita des de seus sócios, respeitando todas partes envolvidas. O sistema cooperativo em si tem uma forte inclinação para apoio ao social e uma governança peculiar, aliada as estratégias das partes interessadas.

 

  Fundada em 1902, em Nova Petrópolis (RS), pelo padre Theo-dor Amstad, a Sicredi Pioneira é a primeira cooperativa de crédito da América Latina e com outras 104 cooperativas. Integra o Sistema Sicredi, presente em todo o País. A Pioneira, que atualmente conta com 230 mil associados, já nasceu com a essência e os princípios de uma empresa ESG.
   Solon Stapassola Stahl, diretor-executivo da Pioneira e co. Líder da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul, explica que uma cooperativa existe para atender as necessidades de seus sócios, respeitando todas partes envolvidas.
   O sistema cooperativo em si tem uma forte inclinação para apoio ao social e uma governança peculiar, que prima por dar voz ao associado, que em suma é o dono do negócio. Por esses motivos, o cooperativismo assume práticas de transparência e compliance.
   Porém, mesmo que tenha esta vocação em seu DNA. A Pioneira adotou as boas práticas e estruturou, em 2020, o Comitê de Negócios Conscientes (CNC). Responsável pela curadoria de práticas de ESG na cooperativa.

   Stahl conta que a preocupação com o econômico, o social e o ambiental inspira o propósito da Pioneira que é, juntos construímos comunidades melhores.
   Todavia, é fato que tudo ganhou impulso com a filiação da cooperativa ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil, argumenta Stahl, ao acrescentar que hoje a cooperativa está com muitas práticas conscientes em andamento, e outras ações sendo estudadas. Tudo, conforme o dirigente, é monitorado pelo CNC formado por um time multidisciplinar, do qual ele mesmo participa.
  Entregar na íntegra o propósito de construir comunidades melhores é o grande desafio e objetivo da Sicredi Pioneira ao reforçar as boas práticas. "Temos a clareza de que cumprir a legislação é 1 o mínimo e é uma visão pobre e limitada", garante Stahl.
   A convicção da cooperativa é de que ela é corresponsável por levar prosperidade a mais pessoas, através de sua atuação consciente. "Acreditamos fortemente que é possível alinhar lucro e propósito, respeitando as pessoas, o planeta e agregando valor a todos nossos stakeholders" salienta o
diretor-executivo.

   Para tanto, a Sicredi Pioneira possui sete métricas, uma para cada stakeholder: comunidade e meio ambiente, fornecedores, colaboradores, associados, poder público, Sistema Sicredi e entidades/parceiros. A finalidade é gerar e medir o impacto positivo em todas as partes envolvidas.
   Mas é fato que as duas mais importantes, são o resultado líquido e a satisfação do associado, medida pela pesquisa NPS-Net Promoter Score". Stahl comemora o resultado contando que hoje o NPS já ultrapassou a excelência, tendo alcançado 77,4% de satisfação - quando para fins de comparação a média bancária é entre 35% e 45%.
   Celebrando bons resultados econômicos, o diretor-executivo destaca que em 30 meses a cooperativa dobrou de tamanho e, em 2022, alcançou seu maior resultado líquido em 120 anos de existência. "Com isto, hoje temos 30% da participação no mercado de crédito na nossa área de ação, o que corresponde a 21 municípios", afirma enfaticamente. Já a pesquisa de clima - medida entre os colaboradores - é nota 90 no GPTW (abreviação para Great Place to Work, que traduzido para português pode ser entendido como ótimo lugar para trabalhar). Portanto, é um certificado importante para atestar a qualidade da empresa na gestão de pessoas e na cultura organizacional, colocando a Sicredi Pioneira entre os 10% das maiores notas do mundo.
   "Também estamos realizando 80% de nossas compras com fornecedores locais, todas nossas agências são paperless (abolimos o papel), e até final do ano seremos autossuficientes em energia elétrica por meio de fontes foto-voltaicas, adianta. Diversidade também é palavra comum dentro da cooperativa. Segundo o censo interno, 10% dos associados se declaram diverso". A maturidade é outro fator respeitado dentro dos parâmetros da Pioneira através do programa de contratação de pessoas 50+. Além desses, a cooperativa também criou um programa de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e outro direcionado a jovens em situação de vulnerabilidade social.
   O ESG deve ser visto como fonte de inovação e acelerador de modelos de negócios mais conscientes, como são as cooperativas. "Somos ESG desde sempre levando impacto positivo para as comunidades em que atuamos. Reflexo disto é que hoje somos reconhecidos como uma entidade que está genuinamente preocupada em construir comunidades melhores", assinala Stahl.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR