20/06/2023

NOVAS ADUTORAS DE ÁGUA PARA CAXIAS DO SUL ETAPA INICIAL PROJETO AEROPORTO REGIONAL DA SERRA

 

O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, assinaram, na manhã desta terça-feira (20/06), as ordens de início para substituição da adutora Santa Catarina - São José e para implantação da adutora do aeroporto de Vila Oliva. O ato que ocorreu na Praça Dante Alighieri integra a programação da Semana de Caxias, que celebra os 133 anos de emancipação política do município.

Obras de saneamento levarão água tratada para a região noroeste da cidade e para o aeroporto de Vila Oliva, com esta importante etapa inicial  a infraestrutura para iniciarmos o projeto começa a ser construída. 

A primeira solucionará, nos próximos meses, as frequentes faltas d’água que afetam a região noroeste da cidade. Implantada há mais de 40 anos, na década de 1970, a atual rede é muito antiga, ainda de fibrocimento, tendo chegado ao fim da vida útil, o que prejudica a qualidade do abastecimento da região, bem como contribui com o percentual de perdas de água. Em um investimento de, aproximadamente, R$ 3,3 milhões, serão implantados 5.254 metros de rede, com diâmetros que variam de 250 a 400 milímetros. Dessa forma, a nova adutora distribuirá a água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Celeste Gobbato para os bairros Colina Sorriso, Marechal Floriano (sul), Nossa Senhora de Fátima, Pio X (oeste), Reolon, Santa Catarina, São Giácomo, Santa Lúcia, São José e Tijuca, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. Além disso, ela também ampliará a vazão de distribuição devido ao aumente do diâmetro das tubulações.

O traçado a ser implantado parte da esquina entre as ruas Amadeo Rossi e Moreira César, seguindo por essa rua no sentido leste até a rua Ivanyr Euclinia Marchiorio, seguindo ainda no sentido norte até o reservatório Fátima; depois, partirá da esquina entre as ruas Moreira César e Evaristo de Antoni e seguirá pela rua no sentido oeste até a rua Ludovico Cavinato, de onde seguirá pelo sentido oeste até a rua Professor Marcos Martini, seguindo ainda no sentido sul até a rótula da Casa de Pedra; o próximo ponto parte da esquina entre as ruas Evaristo de Antoni e Governador Roberto Silveira, e segue pelo sentido sul até a esquina da Av. Rubem Bento Alves; outro trecho será na rua Moreira César, sentido sul, até a esquina com a rua Emilio Ribas, onde segue para oeste até a Rua Frei Pacífico; de lá, seguirá para o oeste até a rua Governador Roberto Silveira, depois, ao sudoeste até a rua João Adami, e, de lá, seguirá no sentido sul até a rua Matteo Gianella; por fim, na esquina entre a rua Frei Pacífico com a Av. Rosseti, seguirá no sentido Leste até a rótula das Ruas Moreira César e Visconde de Pletoras, onde serão realizadas as interligações. A empresa terceirizada responsável pela obra, CFO Construtora, deve iniciar a intervenção nos próximos 15 dias. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 270 dias.

Já a segunda é uma obra de suma importancia para o nosso Aeroporto Regional da Serra, as empresas contratadas pelo SAMAE conforme mencionou em seu discurso o Diretor Meletti teram suporte e apoio da sua equipe, pois foi projetada para aumentar a extensão e a capacidade das redes da região do novo aeroporto, garantindo maior abrangência dos serviços de abastecimento e prevendo a futura expansão demográfica da área, podendo atender, posteriormente, o distrito de Vila Oliva, além de atender exigências sociais e ambientais. Em um investimento de R$ 9,7 milhões, serão implantados 13.320 metros de rede de PVC com diâmetro de 200mm para distribuir a água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, do Sistema Marrecas.

A subadutora terá o seu ponto de tomada na rua Ítalo Postiglione, em Fazenda Souza. Após, seguirá em direção oeste até a rua Octávia Molon, e seguirá no sentido sul até a Giacomo Sgarbi. nesta, seguirá no sentido oeste até a Estrada Municipal Fermino Bossardi, no sentido sudeste, até a Estrada Municipal Geraldo D’agostini, e seguirá no sentido sudeste até o entroncamento da via com a Estrada Municipal Astrogildo Stumpf. A obra será executada pela empresa terceirizada Nort Brasil Incorporadora e deve iniciar em julho. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 240 dias.

Em sua fala, Meletti salientou os benefícios que o Samae levará para a comunidade com as duas novas obras. “Na data do aniversário de Caxias, a gente tem a oportunidade de levar mais obras, serviços, saúde e qualidade de vida para nossa população. Nós temos um problema recorrente na região noroeste, a cidade cresceu muito e foi se estendendo. Antigamente as tubulações de fibrocimento eram o que existiam, mas hoje nós temos outros produtos, com mais qualidade, e que nos permitem prestar um serviço melhor. Dessa forma, vamos substituir essa importante adutora, para que toda essa região seja abastecida com água de qualidade no futuro. Já o aeroporto será um marco para o desenvolvimento de Caxias do Sul. Em 2021, quando implantamos a rede adutora em Fazenda Souza, já pensamos em deixar o equipamento pronto para receber essa nova adutora. Esse é um importante marco e do qual nos orgulhamos muito, já que a primeira obra referente ao aeroporto de Vila Oliva é do Samae”, projetou o diretor.

O prefeito destacou o impacto que as obras que estão sendo feitas hoje irão gerar no futuro do saneamento de Caxias do Sul. “Hoje, aos 133 anos desse jovem e próspero município, cidade fraterna e acolhedora, o Samae assina duas importantes obras. A obra irá gerar transtornos, porém, não há como atingir o Marco Legal do Saneamento sem essas intervenções, e é por isso que pedimos a compreensão das pessoas. Nós estamos pensando no futuro de Caxias, o Samae tem planejamento, está preparado para alcançar a meta até 2033. Eu tenho certeza que as famílias beneficiadas, que hoje sofrem com a falta de água, vão saber reconhecer o esforço do Samae lá na frente”, elucidou Adiló.

A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris; do presidente da UAB, Valdir Walter; da representante da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos; dos representantes das empresas vencedoras das licitações, Construtora CFO, Rafael Correia; e Nort Brasil Incorporadora, Márcia Kubitz; da Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos; dos secretários de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti; de Governo, Flávio Cassina; e do Meio Ambiente, João Uez; do subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamin; do diretor de política urbana e infraestrutura da CIC Caxias, Aldair Basotti; do representante da MobiCaxias, Rodrigo Postiglioni; da comunidade beneficiada; e diretores e corpo técnico do Samae e da Smosp.

   Saiba mais em:

https://caxias.rs.gov.br/noticias/2023/06/no-aniversario-de-caxias-prefeito-adilo-assina-ordem-para-obras-de-saneamento-que-somam-14-milhoes

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR