Comitiva com representantes do grupo de trabalho MobiCaxias coordenados pelo Vice Presidente Astor M. Schmitt e Ruben Bisi se integraram com representantes empresariais, investidores do projeto e líderes políticos que oficializaram a entrega do plano de viabilidade do Porto Meridional, em Arroio do Sal, ao Ministério da Infraestrutura. A reunião ocorreu em Brasília e o documento foi recebido pelo Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra).
Sob a gestão do Senador Luis Carlos Heinze e do empresário João Acácio Gomes de Oliveira Neto, engenheiro civil e presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, empresa executora do projeto do Porto Meridional, realizou uma apresentação em que fez um retrospecto sustentando a importância do porto que será construído com o apoio da iniciativa privada, com um total de R$ 5 bilhões em investimentos. Após receber o documento, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Diogo Piloni, afirmou que o projeto tem o apoio do governo federal:
— É um projeto pioneiro, importante para o desenvolvimento da atividade portuária na região. Estamos falando de potenciais R$ 5 bilhões em investimentos. É tudo o que o Ministério da Infraestrutura tem buscado esse empreendedorismo, esse pioneirismo do projeto. A apresentação que nós tivemos nos deixou muito convencidos que é um projeto viável acima de tudo — afirmou o secretário do Ministério da Infraestrutura, em vídeo divulgado pela assessoria do senador.
A construção de um porto em Arroio do Sal começou a se desenhar em 2019, quando um estudo oceanográfico apontou que a praia tem uma área adequada para a instalação da estrutura. O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, o Bolão, diz que a expectativa agora é que as obras possam começar no ano que vem:
— Foi apresentado o Plano de Viabilidade do Porto Meridional em Arroio do Sal de forma detalhada e consolidada, buscando já um cronograma de prazos para liberação de licenças e possível início das obras já em 2022.
Confira a entrega do plano em vídeo clicandoÂÂÂ aquiÂÂÂ e a matéria completaÂÂÂ aqui