Na última sexta-feira (12), foi realizado, no Restaurante Tulipa - Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, o Jantar MOBILIZAÇÃO REGIONAL. O evento contou com a participação de Representantes de entidades, candidatos à Assembleia Legislativa, à Câmara de Deputados, ao Senado e ao Piratini. O foco da cerimônia foi tratar das demandas da região da Serra. As tratativas foram reunidas em um documento, a Agenda Eleições 2022, elaborado durante três meses por entidades e integrantes da sociedade civil de diversas cidades da macrorregião da Serra gaúcha e do litoral norte, representando mais de 70 municípios. Durante o jantar a Agenda foi entregue para todos os que estiveram presentes em Caxias do Sul.
O documento contém ações e desafios a serem vencidos nas mais diversas áreas, como educação (5 desafios), saúde (6 desafios), infraestrutura (9 desafios), desenvolvimento econômico (5 desafios), turismo (5 desafios), gestão pública (7 desafios) e segurança (6 desafios). A Agenda contém 61 páginas. Todos os representantes nas eleições deste ano foram convidados a participar e ao todo, 89 candidatos ou representantes estiveram presentes no jantar e assinaram o documento.
Rodrigo Postiglione, Presidente do MOBI Caxias, destaca a importância da Agenda: "Nós acreditamos que o candidato que vai falar a língua da Serra Gaúcha tem muita chance para se eleger. Por isso, nós fizemos esse evento, e convidamos todos os deputados estaduais, candidatos a deputado federal, senador e governador. É um momento de receber esse documento que tem coisas importantes sobre a Serra Gaúcha, e levar para seu governo, pois dentro das nossas propostas, nós temos o problema e a solução". É um desejo da nossa região que todos os candidatos que assinaram o documento, assumam o compromisso de se empenharem ao máximo na realização dessas demandas, que visam o desenvolvimento e crescimento sustentável de nossas cidades. De acordo com Adiló Didomenico, Prefeito de Caxias do Sul: "Governos passam, mas quando temos uma organização como o MobiCaxias as coisas ficam. Quando nos reunimos, temos uma força que nem imaginamos".
Além da entrega do documento aos candidatos, o cientista político Fernando Schüler realizou uma palestra sobre a sua visão do cenário político nacional e a relação de governo com o setor privado.
A MOBILIZAÇÃO REGIONAL gostaria de agradecer à todas as entidades que aderiram ao projeto e apoiaram a sua realização:
AMESNE, Amlinorte, Bento + 20, CDL Antônio Prado, CDL Bento Gonçalves, CDL Caxias do Sul, CICS Farroupilha, CICS Serra, CIC Bento Gonçalves, CIC Garibaldi, CIC Nova Prata, CIC São Marcos, Corede Serra, CISGA, Grupo Visão, Inova RS, Marelli, Microempa, Porto Seco, Russell Bedford, SEGH, SIMECS, Simplás, Sindilojas, Sinduscon UAB, UCS, Visate.