Na última segunda-feira, dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente ao TURISMO:
"Na área de Turismo, são diversas as demandas específicas para a região da Serra. A começar pela visão até 2026, que almeja aumento de fluxo de turistas não só do Brasil, mas da América Latina. Entre as demandas, o documento ressalta a importância da Secretaria de Turismo Estadual ter o papel de protagonista, sem ser reduzida para departamento e/ou diretoria. Nesta Secretaria, devem ser desenvolvidas políticas públicas e marcos regulatórios alinhados com outras secretarias que impulsionem o Turismo para além da área, como Saúde, Educação e Infraestrutura.
— Nós precisamos ter políticas nacionais, estaduais, regionais e municipais para poder ter um desenvolvimento integrado. Não é fazendo rotas que se tem o desenvolvimento do turismo, é tendo governança realmente atuante e, principalmente, entendendo que o turismo, que é uma das principais economias do mundo, que gera empregos, que movimenta o (Produto Interno Bruto) PIB. Precisa de profissionalismo para ser desenvolvido — defende a ex-secretária de Turismo de Bento Gonçalves e de Garibaldi e especialista em gerenciar o desenvolvimento do turismo, Ivane Fávero.
Que complementa:
— O Turismo não pode ser egoísta, precisamos entender que ele não acontece só da porta para dentro de um empreendimento. É uma atividade coletiva, e precisa, necessariamente, ser organizada. Uma cidade primeiro precisa ser boa para os seus moradores para depois ser boa para o turista. As estradas da região são uma vergonha, a gente tem que dizer isso. É incabível que uma região com uma economia tão forte, tão representativa, com um turismo bem desenvolvido e com um fluxo de veículos constante tenha estradas como estão — afirma Ivane.
Entre as demandas focadas na Serra, é solicitada a criação de um programa de limpeza e manutenção através de licitação, junto ao governo estadual, de todas as estradas que estejam no mapa turístico da região. Também é pedido que sejam finalizadas todas as obras rodoviárias que aguardam há muitos anos a conclusão de pequenos trechos, como RS-285 em São José dos Ausentes, uma conexão importante com o Norte do Estado, com o Sul de Santa Catarina e com acesso facilitado para Argentina e Uruguai. Nesse caso, faltam apenas 8 km.
A vinda do 5G para a região com a "maior brevidade possível" e a ampliação do 4G, principalmente no interior, onde há rotas turísticas, também é abordada na Agenda de 2022, para promover a conexão dos turistas durante seus passeios.
Desafios
Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança. Os detalhamentos feitos pela matéria, referentes aos demais setores, serão divulgados durante o decorrer desta semana, em nosso site.
Leia a matéria completa clicando aqui