15/09/2022

MOBILIZAÇÃO REGIONAL EM DESTAQUE NA MÍDIA DO ESTADO – PROJETO AGENDA ELEIÇÕES 2022: SEGURANÇA

No dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente à SEGURANÇA:

Em relação à segurança há várias propostas específicas para a Serra, como a construção da Central de Polícia de Bento Gonçalves e o reforço no efetivo de policiais nas cidades de Nova Prata, Paraí, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa. O documento aponta que o envio de equipes para atuar na região não acompanhou o crescimento populacional e o desenvolvimento local e, por isso, hoje o efetivo para a segurança pública está deficitário. 

Os autores do documento consideram que "a região da Serra é a segunda maior do Estado, mas, apesar disso, vem recebendo policiais de forma desproporcional. Dessa forma, ao longo dos anos, os números de policiais civis, militares, penais, peritos do Instituto Geral de Perícia e corpo de bombeiros, foram ficando muito aquém das necessidades da região".

A promoção e incentivo à criação de um ecossistema em que todas as cidades da região tenham videomonitoramento, que possibilite o acompanhamento e rastreamento de veículos em tempo real, o chamado cercamento eletrônico também ganha destaque pelos organizadores da Agenda. Conforme o diretor do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein, "a tecnologia vem muito a serviço da segurança pública", visto que o efetivo ideal para a Brigada Militar hoje, por exemplo, é o dobro do que tem disponível, o que para ele é impossível de ser alcançado.

— Como diz o documento do Mobi, a 'bandidagem' se moderniza e não precisa de processo licitatório, nem de liberação de verbas. Eles simplesmente fazem operação de contrabando e trazem os melhores armamentos, os melhores equipamentos de comunicação, muitas vezes tentam monitorar e interceptar as conversas da segurança pública, então, de fato, justamente essa melhoria na regulamentação da legislação permitiria que o poder público mais a sociedade civil agissem de forma dinâmica e eficiente para equipar as polícias — diz Goldsztein.

Desafios

  • Aumentar o efetivo policial
  • Promover e incentivar o cercamento eletrônico
  • Construir a Central de Polícia de Bento Gonçalves
  • Modernizar viaturas, armamentos e equipamentos
  • Reforçar a segurança, atualmente deficitária, nas cidades de Nova Prata, Paraí, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa
  • Modernizar os sistemas de inteligência da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Polícia Penal e demais forças de segurança

Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança.

Leia a matéria completa clicando aqui

Acesse a AGENDA ELEIÇÕES 2022 na íntegra clicando aqui

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR