12/09/2022

MOBILIZAÇÃO REGIONAL EM DESTAQUE NA MÍDIA DO ESTADO – PROJETO AGENDA ELEIÇÕES 2022: INFRAESTRUTURA

No dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente à INFRAESTRUTURA:

“A área de Infraestrutura é o capítulo com mais objetivos do documento. Começando por uma importante para a economia e para o turismo: a duplicação da Rota do Sol, a RS-453, principal conexão entre a Serra e o Litoral Norte e, futuramente, a principal via de escoamento para o porto de Arroio do Sal. A obra em prevista a divisão em quatro etapas: da RS-122, em Caxias do Sul, até Lajeado Grande/RS-476; de Lajeado Grande/RS-476 até Aratinga (antes da descida da serra); Arroio Três Forquilhas (pé da serra) até Arroio do Sal; e Aratinga (antes da descida da serra) até o Arroio Três Forquilhas (pé da serra).

Outra duplicação abordada é dos acessos ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, da RST 453 até Vila Oliva, além da pavimentação da Estrada Municipal de Vila Oliva até Gramado; e do acesso do aeroporto até o Apanhador, em função dos complexos turísticos originários da concessão dos parques estadual e nacional da região dos cânions. Há também a sugestão da duplicação do perímetro urbano de Bento Gonçalves, de Veranópolis e de Nova Prata, da implantação de terceiras pistas em trechos críticos da BR-470 e da pavimentação do trecho entre André da Rocha e Lagoa Vermelha.

A modernização da BR-116, entre Nova Petrópolis e a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina também é abordada na Agenda Eleições 2022. A implantação de passeios públicos em Caxias do Sul e em Galópolis, a retificação imediata das nove curvas entre Caxias e Campestre da Serra, a instalação de uma terceira perimetral em Caxias e a colocação de terceiras pistas nos pontos críticos da BR-116 também são sugeridas, com início das obras em janeiro de 2023.

O documento não fica focado apenas em rodovias, tratando também das ferrovias. Até 2026, deve iniciar a operação da ligação ferroviária entre a capital e a Serra - especificamente Caxias e Bento.

O Aeroporto Regional da Serra também é apresentado, sendo pedido o aumento na verba repassada para a construção.

Os dois últimos objetivos tratam do fornecimento de água potável, do tratamento de esgoto e também do plano de destinação de resíduos urbanos.

Para o coordenador da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e professor da UCS, Fabio Vanin, para que essas obras aconteçam a curto e médio prazo, é necessário a busca de bons modelos de concessões e de parcerias público-privada (PPPs).

— Acredito que alguns mecanismos como a nova lei de licitações e o próprio avanço da experiência dos governos na utilização das parcerias público-privadas faz com que elas possam sim trazer bons resultados. O importante é que tanto o certame licitatório quanto a contratação tenha contida nas suas cláusulas aspectos de interesse público, que não sobrecarreguem o cidadão no custo de tarifas e que, de fato, tragam a infraestrutura esperada para os mais diferentes setores — avalia Vanin.

Levando-se em conta as prioridades, o coordenador e professor destaca que a parte rodoviária da Serra é uma urgência, assim como a aeroportuária. Avaliando o documento do Mobi, o professor afirma ainda que, se pudesse, sugeriria incluir a concessão dos parques, conectando o Turismo com a Infraestrutura.

— A infraestrutura rodoviária tende a apresentar resultados mais breves e é uma estrutura "mais para ontem", para a economia e para a sociedade. É uma questão de urgência muito grande em relação ao ferroviário. O aeroporto é uma luta antiga da região da Serra e é um ponto que tem avançado, as ações da comunidade têm tido resposta nas atividades do poder público, que tem licitado serviços, tem desapropriado área, tem agido nesse contexto. A questão do trem se torna mais difícil porque essas respostas não são tão concretas, as propostas nos parecem muito incipientes ainda, mas concordo que o trem traria muita coisa positiva no aspecto do turismo e também no transporte de carga — finaliza Vanin.

Desafios

  • Duplicar a Rota do Sol - RS-453 - desde a RS-122 em Caxias até a BR-101, em Terra de Areia
  • Duplicar e pavimentar os acessos ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
  • Duplicar os perímetros urbanos e concluir a BR-470 entre André da Rocha e a BR-285
  • Modernizar a BR-116, entre Nova Petrópolis e a divisa do RS com SC, com a criação de terceira pista em pontos críticos
  • Implantar a interligação ferroviária entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha (região de Caxias do Sul e Bento Gonçalves)
  • Implantar o transporte ferroviário na região da Serra
  • Aumentar a verba do Fundo Nacional de Aviação Civil, da Secretaria de Aviação Civil, necessários para a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
  • Ampliar o acesso à água potável e ao tratamento integral de esgoto
  • Reformular a destinação de resíduos urbanos. ”

Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança. Os detalhamentos feitos pela matéria, referentes aos demais setores, serão divulgados durante o decorrer desta semana, em nosso site.

Leia a matéria completa clicando aqui

Acesse a AGENDA ELEIÇÕES 2022 na íntegra clicando aqui

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