13/09/2022

MOBILIZAÇÃO REGIONAL EM DESTAQUE NA MÍDIA DO ESTADO – PROJETO AGENDA ELEIÇÕES 2022: GESTÃO PÚBLICA

No dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente à GESTÃO PÚBLICA:

"Na área de Gestão Pública são apresentados objetivos, até 2026, como reforma administrativa, a digitalização do governo, a desburocratização dos governos em nível municipal, estadual e federal e a reforma tributária.

Em Maringá/PR, um documento, organizado pela sociedade civil, estilo a Agenda do Mobi Caxias, sugere compromissos de candidatos a eleições estadual e municipal desde 1996. Por isso, convidamos o ex-prefeito do município, Silvio Barros, para comentar alguns pontos. Para ele "as cidades precisam saber para onde estão indo" e, ao organizar as demandas da população e fazer com que o candidato assine o compromisso no recebimento do documento, é uma garantia de participação na política e de poder cobrar dos políticos.

— Quando a gente é refém da gestão pública, a cada quatro anos, a cidade segue um rumo diferente e a gente não tem convergência de esforços, de investimentos, não há uma definição de estratégia. E como não é possível para nenhum político proteger um projeto de longo prazo contra as alternâncias ideológicas e partidárias, a sociedade civil de Maringá decidiu isso em 1996, que quem devia fazer o planejamento estratégico do futuro da cidade, definir o encaminhamento para onde a cidade deve ir, era a sociedade civil. E ela deveria apresentar esse projeto para os gestores públicos a cada eleição, com uma agenda mostrando o que era necessário e o que deveria ser feito. Nenhuma obra parou, nenhum projeto foi descontinuado, desde que ele estivesse alinhado com as propostas da sociedade civil e foi isso que garantiu a Maringá a condição de ser hoje a melhor cidade do Brasil, segundo a revista Exame — externa Barros.

O ex-prefeito ainda comenta que, ao ser colocado no papel, de maneira legítima e com a participação voluntária de lideranças de toda uma região, com propostas que fazem sentido e que têm coerência, não há motivos para um candidato recursar-se a se comprometer com o que foi proposto. Ele ainda sugere aos envolvidos e para a sociedade em geral o acompanhamento do Plano Plurianual (PPA) para ver se o candidato está de acordo com a agenda entregue.

Desafios

  • Realizar uma reforma administrativa para construir um Estado mais moderno, ágil e capaz de atender, com maior qualidade e menores custos, a sociedade brasileira
  • Impulsionar a digitalização do governo do Estado
  • Fomentar a desburocratização 
  • Simplificar os marcos regulatórios, gerando maior segurança jurídica
  • Revisar o papel e a importância de todas as estatais do Estado, exemplo Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Banrisul e Corsan
  • Promover a transparência em todas as instâncias governamentais e nas estatais
  • Promover a Reforma Tributária"

Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança. Os detalhamentos feitos pela matéria, referentes aos demais setores, serão divulgados durante o decorrer desta semana, em nosso site.

Leia a matéria completa clicando aqui

Acesse a AGENDA ELEIÇÕES 2022 na íntegra clicando aqui

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR