06/09/2022

MOBILIZAÇÃO REGIONAL EM DESTAQUE NA MÍDIA DO ESTADO – PROJETO AGENDA ELEIÇÕES 2022: EDUCAÇÃO

Nesta segunda-feira, dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente à EDUCAÇÃO:

“Como as eleições são para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual, as demandas englobadas pelo documento são também mais amplas, dentro do âmbito em que estes agentes políticos poderão atuar. Assim, os objetivos apresentados na área da Educação, não abordam questões pontuais da Serra gaúcha, mas questões macroestruturais. Entre os exemplos estão a sugestão que solicita internet em todas as escolas, para potencializar o uso da tecnologia na aprendizagem.

Para isso, a ampliação dos sinais 4G e 5G, algumas mudanças na infraestrutura das escolas e cursos para professores devem ser feitas. A colaboração entre poder público e setor privado e a valorização do ensino técnico também foram defendidas no documento. 

Para a especialista na área, Nilda Stecanela, a Agenda tem potência, é bem estruturada e tem formatação bastante adequada, além de estar bem contextualizada. Na sua visão, entretanto, os pedidos são focados no ensino médio profissionalizante.

— Tem um clamor do mundo do trabalho em mão de obra qualificada. Ao mesmo tempo os jovens querem ter o seu sustento para exercerem as suas autonomias e também participarem desse mundo do consumo, especialmente dos consumos culturais — analisa.

Nilda defende que a Educação deve ser pensada de forma integral, sendo trabalhada a humanização, a formação cognitiva e também a formação técnica, para ter um contato com o mundo do mercado.

— O documento tem algumas lacunas, como por exemplo, ele traz de modo indireto a voz dos professores e dos estudantes, além dos especialistas e dos pesquisadores. Precisamos posicionar a educação como prioridade e, ao fazer isso, ela tem o professor no seu âmbito. Os salários, as condições de trabalho, a infraestrutura das escolas, são elementos extremamente importantes e implicados neste tema (e que poderiam estar mais claros no documento) — pontua.

Desafios

  • Tornar a educação profissional mais atrativa para os jovens e mais conectada com a realidade e com as práticas do mercado de trabalho do século 21
  • Promover a inclusão digital, visto que milhões de estudantes não têm acesso à conectividade e formar os profissionais para trabalharem com a tecnologia
  • Aumentar a presença de jovens em situação de vulnerabilidade nos cursos profissionalizantes e a sua inserção no mercado de trabalho
  • Implementar mudanças profundas no ensino médio
  • Modernizar a gestão dos órgãos da administração pública educacional”

Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança. Os detalhamentos feitos pela matéria, referentes aos demais setores, serão divulgados durante o decorrer desta semana, em nosso site.

Leia a matéria completa clicando aqui

Acesse a AGENDA ELEIÇÕES 2022 na íntegra clicando aqui.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR