No dia 05 de setembro de 2022, o Jornal Pioneiro publicou uma matéria intitulada “Documento reúne demandas da Serra para candidatos da eleição geral”, referente ao Projeto Agenda Eleições 2022, com o objetivo de destacar e detalhar as demandas contidas na Agenda Eleições 2022 e, que foram encaminhadas para os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. A reportagem é um trabalho conjunto com a rádio Gaúcha Serra, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de cada área citada no documento. Leia, abaixo, o texto da matéria referente ao DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
"Dentro do tópico Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o documento aponta solucionar, por exemplo, questões relacionadas ao meio ambiente - o que aumentaria a credibilidade do Brasil diante do mercado internacional. Outra proposta é diminuir a burocracia que incide sobre o comércio exterior, que encarece as operações de exportação e importação - o que inclui investir também na infraestrutura portuária, cabotagem, estrutura aeroviária e rodoviária. Também na área de economia, são solicitadas estratégias para atrair, desenvolver e reter talentos nas áreas de conhecimento tecnológico e a ampliação do desenvolvimento do ecossistema de Inovação pelo governo do Estado - onde há a especificação da Serra gaúcha.
A pouca aproximação entre o Estado do Rio Grande do Sul e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) também é abordado no documento. A reivindicação se dá, em especial, sobre os planos estratégicos de desenvolvimento. Uma das ações propostas, é que o governo estadual esteja alinhado ao governo federal para inserção dos projetos regionais gaúchos aos macroprojetos federais.
Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Volnei Castilhos, para que isso ocorra é necessário maior investimento na base, ou seja, na Educação e também no planejamento de desenvolvimento. Em sua opinião, é notável a redução da burocracia no tempo de abertura de uma empresa do Rio Grande do Sul, entretanto, ainda há dificuldades para regularizar parcelamentos e o Estado precisa facilitar processos para que as empresas continuem gerando emprego e criando uma mão de obra mais qualificada.
— Eu vejo Caxias, por exemplo, com algumas limitações financeiras, mas vejo que há uma preocupação nesta área e que nos próximos anos pode ter melhora no investimento — acrescenta.
Desafios
Os setores contemplados pela Agenda Eleições 2022 são: Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura Regional, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Segurança. Os detalhamentos feitos pela matéria, referentes aos demais setores, serão divulgados durante o decorrer desta semana, em nosso site.
Leia a matéria completa clicando aqui