Por iniciativa do senador Luis Carlos – PP/RS – Nossa comitiva Mobilização Regional (Projeto Especial Agenda Eleições 2022) com empresários e políticos gaúchos participaram, nesta quarta-feira, de uma nova reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França para tratar e monitorar as etapas do futuro aeroporto Regional da Serra.
França também comentou sobre a possibilidade de a administração futuro aeroporto ficar sob responsabilidade da Infracro, a empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária que, per ser pública, dispensa licitação, reduzindo as capas de uma parceria, entre elas, edital de licitação e leilão.
O desafio da vez, é a conclusão do projeto básico do novo aeroporto da Serra Gaúcha, em tempo hábil, para uso dos recursos previstos no Orçamento Geral da União - OGU - de 2023, conforme relatou o Ministro aso participantes.
Diante do atraso não previsto na entrega do projeto básico, Heinze defende atuação em duas frentes. “Temos que acelerar a finalização do estudo para que o dinheiro não seja perdido. É claro, sem deixar de lado um plano B, que contempla a concessão pública. O que não podemos é demorar ainda mais e retardar o desenvolvimento da região”, ressalta Heinze.
A comitiva formada pelo senador Heinze, deputados federais Maurício Marcon e Denise Pessoa, prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e representantes do Mobi Caxias, segue dialogando para que o projeto seja finalizado o mais rápido possível. "Abrimos um canal com o próprio Ministério, com a Secretaria de Aviação Civil e com o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico. A intenção é dar celeridade e urgência a essa obra", ressaltou Heinze.
Em paralelo, o grupo decidiu trabalhar na construção de uma modelagem de parceria público-privada que alcance as vias de acesso, o terminal de cargas e a construção de uma ponte. A iniciativa conta com o suporte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA –, da Infra S.A e do Ministério dos Portos, Aeroportos, que reconheceu a importância do complexo aeroportuário.
Desenho inicial: o projeto prevê uma pista de 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura. Consta também um terminal de passageiros com 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento, além do pátio de aeronaves de 26 mil metros quadrados e oito posições.
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