Comitiva da Serra Gaúcha participa do maior evento de smart cities do continente asiático. A missão em Taipei, é promovida e subsidiada financeiramente pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil e com a parceria do MobiCaxias a mobilização em prol da Caxias 2040.
O evento, considerado uma vitrine global de inovação tecnológica e desenvolvimento urbano, contará com a presença de líderes e especialistas de diversas partes do mundo. e a comitiva têm como objetivo trocar experiências e buscar soluções inteligentes para aprimorar a infraestrutura e a qualidade de vida nas cidades da Serra Gaúcha atendendo o projeto especial Mobilização Pela Serra Gaúcha.
Da Serra, estão presentes o Vice-prefeito de Caxias Do Sul o Edson Nespolo, o Vice-prefeito de Flores da Cunha, Márcio Rech, e o presidente do Mobi, Rodrigo Postiglione. A missão tem integrantes de outros estados do Brasil, como Paraná e São Paulo.
Nesta terça-feira (18), Edson Néspolo participou de um painel sobre eventos climáticos, ao lado de representantes da França, Polonia e da Taiwan. Durante sua fala, destacou os desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul após a maior catástrofe climática da história do Estado, ocorrida em maio passado. “Estamos trabalhando na construção de mais seis tanques de contenção de água, em um projeto anti-granizo, em sensores, entre outras soluções, visando a prevenção”, afirmou o vice-prefeito caxiense.
O Vice-prefeito também agradeceu a ajuda e solidariedade do governo de Taiwan que doou R$ 250 mil ao Estado do RS para auxiliar nas enchentes, por intermédio da Paula Ioris, vice-prefeita na época, que também visitou a feira em Taipei.
Durante o evento, os vice-prefeitos tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer tecnologias inovadoras que podem ser aplicadas em suas cidades para torná-las mais resilientes e inteligentes. Eles participaram de workshops e palestras sobre diversos temas, incluindo mobilidade urbana, gestão de resíduos, energia renovável e infraestrutura verde.
Além das atividades formais, a comitiva aproveitou para realizar visitas técnicas a projetos bem-sucedidos de smart cities em Taipei, observando de perto como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A troca de conhecimentos e as parcerias estabelecidas durante a missão são vistas como fundamentais para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis nas cidades da Serra Gaúcha.
A comitiva retorna ao Brasil no sábado (22).
*Em Taipei considera-se o fuso horário de 11 horas à frente do Brasil.
Saiba Mais: