25/09/2020

MOBICAXIAS: TREM REGIONAL.

Um dos assuntos levados ao governo federal pela comitiva da Serra Gaúcha durante a visita a Brasília nesta semana foi a infraestrutura da região. Além do aeroporto que será instalado em Vila Oliva, em Caxias do Sul, o grupo abordou as situação do porto de Arroio do Sal, considerado estratégico para a Serra pela proximidade, e da reativação da ferrovia que corta a região. 

Em entrevista ao Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra, o diretor executivo da Mobilização por Caxias (Mobi Caxias), Rogério Rodrigues, que participou da viagem à capital federal, disse que as impressões colhidas junto ao governo federal mostram que o trem regional é o projeto mais distante entre os três de se efetivar:

— Estamos com uma expectativa para que todos eles aconteçam e trabalhando muito para que todos eles aconteçam. Eu posso dizer assim que mais avançado, nós estamos com acesso aéreo com a questão do aeroporto regional da Serra e com o porto. No mesmo estágio ambos por se tratarem de projetos bem construídos. A questão do acesso ferroviário está mais longínqua porque envolve todo um processo, o qual nós conseguimos entender com essa viagem a Brasília também, principalmente nas questões de concessão da malha ferroviária no aspecto federal e todas as possibilidades que podem ser tomadas daqui para a frente. Então, tem um trabalho árduo na parte da ferrovia, sim. 

Em 2013, um estudo apontou que o trem regional é viável. Apesar disso, o projeto ainda não se tornou realidade sete anos depois.

 

Fonte: Jornal Pioneiro

Após visita a Brasília: 25/09/2020 | 09h06 Atualizada em: 25/09/2020 | 09h06

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR