Nesta terça-feira (12), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, conduziu a palestra de abertura do 4o Fórum Sul-Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu no UCS Teatro. Produzido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pelo Centro Internacional de Energias Renováveis e pela Embrapa Suínos e Aves, o evento fortalece a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano, e tem como foco deliberar a medida de aproveitamento de resíduos orgânicos de áreas como a suinocultura e a avicultura. Este projeto partiu de uma reunião em Glasgow, na Escócia, conduzida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, segundo Leite, consegue fazer com que o Brasil traga mais oportunidades de obtenção de receita extra para produtores rurais. Ele afirmou ainda, que o propósito do governo federal é tornar a tecnologia de transformação de resíduos em biogás acessível aos pequenos produtores e, dessa forma, empreender, renovar e gerar emprego.
O ministro foi recepcionado pelo Senador da Republica e principal apoiador politico do Mobicaxias o Senador Luis Carlos Heinze e pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, que salientou os dados estatísticos do município, esclarecendo a importância da relação institucional da cidade com o Ministério do Meio Ambiente, solicitando apoio e parceria para a conclusão dos projetos estruturantes para a cidade que queremos. Além disso, Leite fez uma visita ao TecnoUcs e ao UCS Graphene, e foi recebido pelo presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, e seu Conselho Diretor, o qual apresentou os projetos estratégicos da Mobilização.
O 4o Fórum Sul-Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado até o dia 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação está disponível no site: https://biogasebiometano.com.br/
Veja mais: https://youtu.be/KdVxz4CPFC4