10/09/2021

MOBICAXIAS PARTICIPA DE REUNIÃO DE VALIDAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE CONDUÇÃO DO PROJETO PLANO ESTATUAL DE LOGÍSTICA E TRANPORTE DO RIO GRANDE DO SUL.

Nesta tarde de sexta-feira (10), o MobiCaxias participou da reunião de validação da estratégia de condução do projeto Plano Estadual de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul - PELT- RS, afim de avaliar a proposta Técnica e Comercial elaborada pela empresa. A mesma aconteceu na 44° Expointer, com a presença de Rogério Rodrigues (Diretor Executivo do MobiCaxias) e Rodrigo Postiglione (coordenador do Grupo de Trabalho Aerovias - MobiCaxias), estavam presentes também o Secretário De Turismo Ronaldo Santini e o Secretário Extraordinário de Parceria Público Privada Leonardo Busatto.

O que é a EPL?

A EPL é uma empresa estatal federal cujo objeto é a prestação de serviços na área de projetos, estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento da logística e dos transportes no País, considerando as infraestruturas intermodais e suas características intrínsecas de operação, nos termos do artigo 3º da Lei n.º 12.404/2011.

Nesse sentido, a EPL consolidou-se como força motriz e racional do planejamento de transportes e logística no contexto brasileiro, prestando, ininterruptamente, serviços de alta qualidade e relevância para o Governo Federal, Estadual e demais esferas. 

Dentre inúmeros produtos de seu portfólio, o PELT destaca-se como ferramenta fundamental no planejamento da área de logística e transportes para o Estado. Isso porque, viabiliza a tomadas de decisões estratégicas e a priorização dos investimentos em infraestrutura de transporte de forma eficaz, uma vez que os seus subsídios técnicos robustos viabilizam a diminuição de forma significativa dos gargalos existentes.

Desta maneira, esta empresa assegura que o referido estudo trará inúmeros benefícios a todo o Estado do Rio Grande do Sul, como o aumento significativo da eficiência no setor; a competitividade no cenário nacional; e, consequentemente, o fomento para o desenvolvimento econômico e social no Estado, o que, nesse período pós-pandemia, é ainda mais significativo e imprescindível.

O que faz a PELT-RS?

O Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS) tem por objetivo diagnosticar as deficiências e gargalos do sistema logístico estadual, definir cenários futuros e as estratégias de intervenção pública e privada voltadas à articulação física do Estado e à reorganização das suas cadeias logísticas. A meta é alcançar o equilíbrio entre os diferentes modais de transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário.

O PELT-RS orientará o desenvolvimento logístico do estado até 2039 e, principalmente, internalizará ferramentas de planejamento adequadas para a implementação de um sistema de planejamento dinâmico e perene. Assim, o estudo propiciará o diagnóstico de demandas e o redirecionamento constante de políticas, tornando permanente o planejamento do sistema logístico estadual.

 

Para mais informações acesse aqui.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR