Nesta terça-feira (18), MobiCaxias participou da abertura da 31º Mercopar em Caxias do Sul. A Mercopar inicia a maior feira de Negócios e Inovação Industrial na América Latina.
A feira constituiu diversas reuniões, dentre elas;
Grandes cidades da Região Sul do Brasil com potencial empreendedor e inovador unidas em um ecossistema de grandes oportunidades. Caxias do Sul, Porto Alegre, Joinville, Florianópolis e Curitiba tomaram ciência disso e com ações em parceria do projeto “Tech Road: cidades colaborando para inovar” pretendem ganhar destaque e obter frutos com a atração de investimentos e programas internacionais. A parceria foi apresentada ao público da Serra Gaúcha no primeiro dia da Mercopar 2022.
Reunião da Mesa foi aberta pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin, durante primeiro dia da Mercopar
O coordenador do Comitê Estratégico do INOVA RS Serra Gaúcha, Tiago Centenaro Mignoni, conduziu a mesa em apresentações sobre o que está sendo feito em diversos segmentos e apresentou a nova forma de atuação do programa. “Em 2022, o principal marco estratégico de trabalho foi olhar a sustentabilidade do Inova RS, para que os trabalhos relatados pelos líderes dos projetos sejam sustentáveis”, afirmou.
A coordenadora da Comunidade de Prática de Materiais Compósitos da Embraer e doutora em Materiais Compósitos Aeroespaciais pela UNESP, Tanila Faria, mostrou as principais inovações em materiais e processos aplicados à indústria automotiva, com foco em alta produtividade, design e redução de custos. “O grande desafio é otimizar processos considerando a cadência da cadeia automotiva”, frisou. Joel Boaretto, diretor técnico do IHR – Instituto Hercílio Randon, destacou que uma das megatendências da indústria automotiva é a reengenharia de materiais alternativos e de alta performance, que permitem baratear os produtos. O Fórum contou ainda com a participação de Ruben Antonio Bisi, diretor da Marcopolo, como mediador em um dos painéis.
Reunindo cerca de 60 entidades públicas e privadas, o ecossistema tem como objetivo promover a qualidade de vida, estimular a geração de capital e o ambiente empreendedor, além de atrair capital externo e oportunidades inovadoras para a cidade. Conforme o Coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL e um dos coordenadores do grupo de governança, Cleber Figueredo, Caxias do Sul tem como exemplos os cases de Florianópolis (SC) e Medelin (COL), que com seus projetos de inovação são referências no setor no momento. “Nosso ecossistema é vasto”, disse em referência a estudo recente realizado na cidade, o qual apontou as áreas de governança e políticas públicas como pontos a serem fortalecidos.