02/09/2021

MOBICAXIAS PARTICIPA À CONVITE DA HYPERLOOP TT DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO PRÉ-ESTUDO DE VIABILIDADE TRAÇADO PORTO ALEGRE ATÉ CAXIAS DO SUL

Em conformidade com seu planejamento 2021 ( A luz da cidade que queremos -Caxias 2040) o Grupo de Trabalho acesso ferroviário do Mobicaxias, participou na manhã de 02 de setembro de 2021 da reunião de aprsentação dos Pré Estudos de viabilidade do projeto HyperloopTT com um traçado ferroviário de Porto Alegre a Caxias do Sul o evento contou com a participação do Governador Eduardo Leite demandante dos estudos.

Após seis meses de análises, pesquisas e levantamentos,um estudo de viabilidade sobre o chamado Hyperloop- transporte ultrarrápido por meio de cápsulas dentro de tubos eletromagnéticos a vácuo - ficou pronto e foi apresentado nesta quinta-feira (2) para a sociedade gaúcha.

O trabalho da empresa norte-americana HyperloopTT, em parceria com o governo estadual e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrou que é possível se realizar este meio de transporte em cinco anos, custando cerca de 7,7 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, mas sem subsídios do governo.

Além disso, foram definidos possíveis valores das passagens, sendo estimado o valor mais alto de R$ 115,00 bem como o traçado, que prevê túneis e quatro modernas estações: Porto Alegre - junto ao Aeroporto Salgado Filho, Novo Hamburgo, Gramado - que será subterrânea, no Centro da cidade - e Caxias do Sul.

O tempo entre esta última cidade e a Capital, que hoje leva cerca de 1h30min de carro em um trajeto de 135 quilômetros, seria encurtado para apenas 19min45seg, podendo chegar a uma velocidade de 835 km/h.

 Â implementação deste sistema depende agora de operadores e construtores, do próprio Rio Grande do Sul. O estudo será apresentado, nos próximos dias, a um grupo de empresários que já mostraram interesse em realizar a obra.

O estudo foi anunciado em janeiro deste ano.Agora o governo, a universidade e empresa garantem que o meio ambiente não será afetado durante a construção dos tubos e dos vários túneis previstos, principalmente no trecho de mata atlântica na Serra. O professor da UFRGS Luiz Afonso Sena, que participa do projeto, relembrou que não haverá emissão de poluentes no ar.

O futuro do transporte será em velocidade altíssima e sustentável - e o Brasil passa a fazer parte dele nesta quinta com a apresentação dos resultados do estudo de viabilidade da Hyperloop Transportation Technologies, Inc. no Sul do país. 

Por meio de uma live, às 11h, junto com o Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, e os Coordenadores do Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS, PhD. Luiz Afonso Senna e Dr. Christine Tessele Nodari, para explicar os impactos técnico, financeiro, social e ambiental para a região com a implementação do transporte.

O sistema em cápsulas para passageiros e cargas, que se locomove por meio de propulsão magnética, pretende ligar Porto Alegre a Caxias do Sul, passando ainda pelas cidades de Novo Hamburgo e Gramado, em menos de 20 minutos e em uma velocidade superior a 800 km/h. Hoje, este trajeto de 135 km é feito em duas horas de carro.

O estudo de viabilidade no Sul do país é o primeiro do modal em toda a América Latina. Não fique de fora desse passaporte para o futuro! 

 

Acesse a Apresentação do projeto HyperloopTT.

Relatório Sumário Executivo POA - CXS.

Veja a matéria completa no site da Zero Hora.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR